Fátima: Fundação «Arca da Aliança» celebra as bodas de prata
Fátima, 26 Jul 2022 (Ecclesia) – A Fundação «Arca da Aliança», localizada em Fátima, celebra este ano 25 anos de existência e o seu fundador, padre Joaquim Rodrigues Ventura, acaba de celebrar 70 anos de sacerdócio.
Para celebrar esta data vai ser inaugurada, dia 05 de agosto, a exposição “Existir para Servir” que será alusiva aos 25 anos da Fundação Arca da Aliança e apresentar-se-á como um percurso de memória pelos principais momentos e sectores principais que definem a missão da instituição: sócio caritativo, o da arte e da educação e o da cultura e da espiritualidade, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A exposição vai estar patente ao público no Posto de Turismo de Fátima, na Cova da Iria, entre 5 de agosto e 16 de outubro.
A Fundação Arca da Aliança, que nas palavras do seu fundador “é um projeto sempre em aberto e nunca acabado, onde cabem todas as situações humanas que reclamam especiais cuidados de assistência, desde a idade infantil à idade proveta”, integra atualmente duas vertentes principais: a de ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas lar de idosos, com o Solar das Bem-Aventuranças; e a de Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens em Risco, com o LIJ – Lar de Infância e Juventude.
O Solar das Bem-Aventuranças tem capacidade para 74 idosos, ali recebidos em regime de lar e em moradias assistidas.
O LIJ é totalmente direcionado para o acolhimento a meninos e jovens rapazes com caraterísticas especiais de natureza social e familiar, acolhidos em ambiente de proximidade familiar, com o objetivo de garantir o seu desenvolvimento físico, espiritual e emocional.
O padre Joaquim Rodrigues Ventura é natural do Juncal, concelho de Porto de Mós, e celebrou a 20 de julho os seus 70 anos de sacerdócio (1952).
É o fundador da Fundação Arca da Aliança, instituída formalmente a 3 de dezembro de 1997, com outorgação do estatuto de Utilidade Pública em dezembro de 1999 e de IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social em maio de 2004.
LFS