
Fátima: Encontro analisa «desafios do novo itinerário» para a catequese
Fátima, 26 Jan 2022 (Ecclesia) – Os secretariados da catequese das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal promovem, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Fátima, um encontro que procura oferecer “um olhar sobre a catequese em Portugal neste meio século de realização do interdiocesano”, na abertura aos desafios que o novo itinerário lança à catequese atual.
O encontro deste ano tem ainda a particularidade de propor uma peregrinação para todos os catequistas destas 5 dioceses ao Santuário de Fátima, no domingo, dia 27 de fevereiro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA
A manhã de sábado, dia 26 de fevereiro, começa com a conferência “50 anos do interdiocesano, vida e história”, por Maria Luísa Boléo e de seguida, D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, apresenta uma reflexão com o tema “O interdiocesano no contexto eclesial dos últimos 50 anos em Portugal”.
A tarde vai ser dedicada ao novo itinerário da catequese, numa mesa-redonda, na qual vai ser apresentado o itinerário na sua globalidade, onde haverá trabalhos de grupos para o aprofundamento de cada um dos quatro tempos previstos: “Despertar da fé”, “Catecumenado”, “Mistagogia” e “Discipulado Missionário”.
No domingo, o programa do interdiocesano é essencialmente celebrativo, com a peregrinação dos catequistas da zona centro do país ao Santuário de Fátima.
O programa começa com a concentração, na Cruz Alta, às 09h30, seguindo-se o terço, na Capelinha, às 10h00, e a Eucaristia, às 11h00, presidida por D. António Marto, na Basílica da Santíssima Trindade.
O programa do encontro da peregrinação termina com um concerto musical, com o padre João Paulo Vaz, às 15h00, no Centro Catequético em Fátima.
LFS