
Fátima: Arcebispo da Beira preside à Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro

Fátima, 01 out 2025 (Ecclesia) – O Arcebispo da Beira (Moçambique), D. Claudio Dalla Zuanna, preside à peregrinação internacional de 12 e 13 de outubro, no Santuário de Fátima.
Nascido em Buenos Aires (Argentina), no seio de uma família de migrantes oriunda de Itália, D. Claudio Dalla Zuanna, vai estar pela primeira vez no Santuário de Fátima a presidir a uma peregrinação.
O presidente da peregrinação de outubro ingressou na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), em 1978, e aí realizou os seus estudos.
“Foi ordenado padre em junho de 1984 e partiu para Moçambique como missionário no ano seguinte. Exerceu diversas funções nas estruturas eclesiásticas de Moçambique, nomeadamente conselheiro provincial, pároco, formador, entre outras”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A 29 de junho de 2012, o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo da Beira, sucedendo a D. Jaime Pedro Gonçalves.
“Justiça, paz, desafios climáticos e o papel da Igreja em situações de crise são alguns dos temas sobre os quais D. Claudio Dalla Zuanna tem vindo a intervir, motivado pelas circunstâncias e acontecimentos vividos em Moçambique, um país muito fustigado por desastres naturais”.
A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro celebra a aparição de Nossa Senhora ocorrida a 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, “à qual se estima que tenham assistido entre 50 mil a 70 mil pessoas”.
De acordo com o relato que consta das memórias da Irmã Lúcia, a mais velha dos Três Pastorinhos, Nossa Senhora expressou, nessa ocasião, um pedido concreto: “que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias”.
LFS
PROGRAMA Dia 12 Dia 13 |