
Évora: Seminarista Úlvio Gregório Jimenez vai ser ordenado diácono
Évora, 17 out 2025 (Ecclesia) – A Igreja Matriz de Borba vai acolher, dia 19 de outubro, pelas 16h00, a ordenação diaconal do seminarista Úlvio Gregório Jimenez, natural da República Dominicana, que desde 2016 tem vindo a realizar o seu percurso formativo e missionário no Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima, em Évora, que pertence ao Caminho Neocatecumenal.
“É com muita alegria que partilho a minha caminhada na qual darei agora um passo muito importante, dizendo um sim concreto ao Senhor”, afirmou, destacando que o tempo de seminário é um “sim, em tempo de discernimento”, mas a ordenação diaconal representa “um sim concreto, ou seja, a entrega total e confiante à vontade de Deus”.
A vocação de Úlvio teve início no seio de uma família católica, praticante, que “sempre me transmitiu a fé”.
Terminados os estudos secundários e a entrada no mundo laboral, reencontrou-se com o chamamento de Deus através de um grupo do Caminho Neocatecumenal, onde, segundo partilhou, “a semente da fé voltou a germinar”.
Depois de um período de formação no Seminário na República Dominicana, Úlvio foi enviado para Portugal, em 2016, onde ingressou no Seminário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima, em Évora e frequentou o Instituto Superior de Teologia de Évora, onde fez os estudos de Teologia. “Os estudos, os contactos com as Paróquias, tudo contribuiu para que essa semente vocacional fosse crescendo e amadurecendo”, reconheceu.
Após terminar os estudos em Évora, como parte da sua formação missionária, o futuro diácono viveu dois anos de missão no Chile, entre Santiago (capital) e o famoso deserto do Atacama.
Regressou a Portugal no final de 2024 e, desde janeiro deste ano, encontra-se na Unidade Pastoral de Borba, realizando o seu tempo pastoral preparatório para o diaconado, onde “o Senhor me tem confirmado o seu chamamento à vocação sacerdotal”.
LFS