
Évora: Museu da Misericórdia vai inaugurar três exposições para celebrar o ciclo pascal

Évora, 26 fev 2024 (Ecclesia) – O Museu da Misericórdia de Évora vai inaugurar, dia 27 deste mês, às 16h30, três exposições para celebrar o ciclo pascal que vão estar patentes ao público até 11 de abril.
No período de Quaresma, o museu vai inaugurar uma “extraordinária exposição de 30 representações do Menino Jesus” que foram doadas à Santa Casa da Misericórdia de Évora, por Maria José Gomes, da coleção privada de seus pais, Alcídio João Lopes e Maria Ermelinda Silva Correia Gomes, que durante anos “colecionaram, recuperaram, restauraram e conservaram figuras de Jesus Cristo, um dos grandes símbolos cristãos e figura de devoção para todos os católicos”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Neste contexto de reflexão vai ser inaugurada também uma mostra “da profissão de sapateiro que se encontra em exposição permanente no museu, “numa homenagem aos simples e humildes”.
O espaço foi outrora local de residência e de trabalho de um sapateiro, “cuja fotografia e utensílios se encontram expostos num apontamento dedicado às profissões tradicionais”.
A partir de dia 27 de fevereiro, durante a Quaresma e Semana Santa, o museu recebe uma exposição temporária de duas representações artísticas de procissões que retratam a devoção dos católicos a Jesus Cristo.
Uma das procissões retrata a Paixão de Cristo e outra o Senhor Santo Cristo dos Milagres, procissão que se realiza na Ilha de São Miguel nos Açores, cinco semanas após a Páscoa, “sendo a maior procissão existente na Europa”.
Estas procissões fazem parte da coleção privada de Paula Seixas e Ruben Seixas, sendo “temporariamente cedidas à Santa Casa para puderem ser contempladas e apreciadas por todos os que visitam o museu e participam nas cerimónias pascais da instituição”.
LFS