Évora: «Fortalecer a fé e promover o convívio entre os jovens», é o objetivo da Pastoral Juvenil no novo ano pastoral
Departamento arquidiocesano destaca nova atividade «Vivendo a Santidade»
Évora, 01 nov 2024 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil de Évora divulgou o programa que preparou para o ano pastoral 2024/2025 com o objetivo de “fortalecer a fé e promover o convívio entre os jovens”, onde se destaca a atividade ‘Vivendo a Santidade’.
“Uma das novidades deste ano pastoral é a atividade ‘Vivendo a Santidade’, que acontecerá todos os segundos sábados de cada mês em duas paróquias em simultâneo”, destaca o DPJE, na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O Departamento da Pastoral Juvenil de Évora explica que esta iniciativa tem como propósito “proporcionar um tempo de oração e/ou adoração”, inspirado na vida de um santo específico escolhido para cada mês.
‘Vivendo a Santidade’ tem algumas características particulares, como o momento de oração e adoração inspirada, porque “não se trata apenas de ler sobre a vida do santo”, mas levar os jovens a experimentar, “através de textos bíblicos, orações e momentos de reflexão, o espírito de santidade que caracterizou a vida do santo escolhido”, a “criatividade e flexibilidade”, porque é “um momento de oração participativa e criativa”, de “convívio e partilha”.
O segundo encontro ‘Vivendo a Santidade’, no dia 9 de novembro, vai realizar-se apenas na Paróquia de Samora Correia, na igreja da Misericórdia.
Segundo o Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora, as várias atividades preparadas para o novo ano pastoral têm como objetivo “fortalecer a fé e promover o convívio” entre a juventude desta diocese.
O DPJE, na informação enviada à Agência ECCLESIA, divulgou também outras atividades pastorais que vai realizar neste ano 2024/2025, como o Dia Diocesano da Juventude (DDJ), em Fronteira, entre as 09h00 e as 16h00, neste mês de novembro, no dia 23; as inscrições já estão a decorrer.
Em 2025, a Pastoral Juvenil de Évora vai peregrinar à Senhora d’Aires, em Alcáçovas, nos dias 15 e 16 de março: “Esta peregrinação é uma oportunidade de oração e caminhada de fé para os jovens da diocese”.
A Arquidiocese de Évora vai realizar também o Festival jovem da Canção, no dia 31 de maio, que regressa a Vila Viçosa, enquanto a atividade de final de ano pastoral, para a Pastoral Juvenil, está agendado para o dia 5 de julho, “um momento de celebração e partilha para os jovens e as paróquias”.
O Departamento da Pastoral Juvenil de Évora anunciou também, com “alegria”, que vai participar no Jubileu dos Jovens em Roma, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, e convidam “todos os jovens das paróquias” a participar “nesta experiência única de fé”.
CB
Atividade «Vivendo a Santidade» 9 de novembro; 14 de dezembro; 11 de janeiro; 8 de fevereiro; 12 de abril; 10 de maio; 14 de junho. |