Évora: Arquidiocese celebra Dia da Pessoa com Deficiência
Évora, 28 ago 2024 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora celebra hoje o Dia da Pessoa com Deficiência, com o tema ‘Quem me escuta?’, em Estremoz.
“O Dia em que a Pessoa com Deficiência, a sua família e cuidadores, terão voz e estão no centro”, adianta o Serviço diocesano Pastoral a Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de Évora.
O organismo sublinha que todos são “chamados a olhar e escutar o outro”.
‘A escutar e a partilhar, vamo-nos ajudar. Quem me escuta?’, é o tema do Dia Diocesano da Pessoa com Deficiência de Évora, o SPPDF destaca que a pergunta ‘Quem me escuta?’ pode ser dita “pela Pessoa portadora de deficiência, mas também pela família e cuidadores”.
O Dia Diocesano da Pessoa com Deficiência 2024 da Arquidiocese de Évora realiza-se no Parque de Feiras de Estremoz, entre as 10h30 e as 17h00, e a entrada é gratuita.
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência preparou um programa que conta com apresentações do Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro (Assumar), e da Comunidade Fé e Luz, um movimento que tem na sua génese o cuidado com as pessoas com deficiência intelectual e também as suas famílias, que nasceu em 1971, em França, e está em Portugal desde 1976, e a Eucaristia (12h00).
Segundo o programa, na tarde de hoje destacam-se duas sessões, a partir das 14h15, e os participantes devem escolher um: a conferência ‘Eu quero escutar, mas…’, com João Paulo Albuquerque, “+ Grupo de Partilha“, ou os ateliês e atividades + Grupos de Partilha de emoções, música, teatro e pintura.
Pelas 15h30, o Dia Diocesano da Pessoa com Deficiência 2024 da Arquidiocese de Évora conta com uma sessão conjunta de construção, antes do encerramento, com lanche festivo, às 16h15, informa o SPPDF de Évora.
Para além dos serviços pastorais a pessoas com deficiência, que existem em várias dioceses católicas em Portugal, a Conferência Episcopal Portuguesa criou um Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência nacional, em novembro de 2010, no âmbito da Pastoral Social.
CB