Évora: Arquidiocese celebra Dia Diocesano da Juventude, em Fronteira
Évora, 22 nov 2024 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora celebra o Dia Diocesano da Juventude, este sábado, 23 de novembro, em Fronteira, o programa vai proporcionar aos jovens “uma experiência única, cheia de momentos de partilha, convivência e fé”, das 09h00 às 16h00.
“Este evento foi preparado com o objetivo de proporcionar aos jovens uma experiência única, cheia de momentos de partilha, convivência e fé”, explica o Departamento da Pastoral Juvenil de Évora, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Os participantes do Dia Diocesano da Juventude de Évora, segundo a organização, vão ter a oportunidade de “partilhar experiências enriquecedoras com outros jovens”, criando laços e fortalecendo o espírito de comunidade, conhecer jovens de diferentes zonas da nossa diocese, “celebrando a diversidade e a unidade na fé”, e explorar e conhecer Fronteira num “peddy paper que foca nos pontos cruciais” desta vila.
“O dia terminará com um momento muito especial: o concerto da banda os Raiz, que promete encerrar o encontro com muita alegria e inspiração”, salienta o DPJÉvora, que quer “fazer deste dia uma experiência inesquecível” com os jovens.
O Papa escolheu o tema ‘Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar’, do livro do profeta Isaías (cf. Is 40, 31) para a Jornada Mundial da Juventude 2024, que vai ser celebrada nas Igrejas particulares, nas dioceses, este domingo, dia 24 de novembro.
Na mensagem para a (39.ª) XXXIX Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Francisco afirma que os jovens devem partir não como “meros turistas”, mas “como peregrinos”, apesar das “situações dramáticas” que “impedem de olhar para o futuro com espírito sereno”.
O Papa Francisco começa a mensagem a contextualizar que no ano passado, em 2023, a Igreja começou “o caminho da esperança rumo ao Grande Jubileu”, e espera que “para muitos seja possível” irem a Roma em peregrinação, “para atravessar as Portas Santas”, referindo que, em todo o caso, haverá a possibilidade de fazer esta peregrinação “também nas Igrejas particulares”.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 37 JMJ, com 15 edições internacionais em quatro continentes.
O Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora já tinha divulgado o programa diocesano para o ano pastoral 2024/2025, em informação enviada à Agência ECCLESIA, destaca-se a peregrinação à Senhora d’Aires, em Alcáçovas, o Festival Jovem da Canção, em Vila Viçosa, e o Jubileu dos Jovens, em Roma.
CB