Escutismo: Projeto «Entre Linhas» promove simpósio em Coimbra
Lisboa, 22 dez 2022 (Ecclesia) – O Projeto ‘Entre Linhas. A sexualidade humana: entre a natureza, a cultura e a liberdade’, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), vai realizar um Simpósio, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, em Coimbra.
“Procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão acerca dos ‘Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal’”, explica a equipa do Projeto ‘Entre Linhas’, na revista escutista ‘Flor de Lis’.
O simpósio também pretende ser uma oportunidade para “consolidar” o trabalho desenvolvido ao longo do Projeto ‘Entre Linhas’ e “criar espaços de diálogo e partilha nos contextos social, escutista eclesial e académico”.
Com este projeto, o Corpo Nacional de Escutas pretende capacitar os seus dirigentes para pensarem e agirem, “no contexto da educação, sobre a afetividade e sexualidade humanas”, num trabalho cada vez mais consciente e profundo de transformação social e aprofundamento da fé cristã entre os jovens, com o apoio da Fundação Porticus e tendo como parceiros a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Movimiento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europa Mediterrâneo.
O escutismo católico português acrescenta que “pretende, ainda, ser dínamo de pensamento e ação” da Igreja sobre o tema da afetividade e sexualidade humanas” e propor novos espaços de formação e reflexão “em diálogo com o pensamento cristão”, lê-se na revista ‘Flor de Lis’.
O CNE, está a assinalar 100 anos de existência, está a desenvolver o Projeto ‘Entre Linhas. A sexualidade humana: entre a natureza, a cultura e a liberdade’, desde outubro de 2020
CB
Escutismo: CNE assume «profundas interpelações» da afetividade e sexualidade humana