Escutismo/Portugal: Cerimónia nacional da partilha da «Luz da Paz de Belém» realiza-se em Portimão

«A Luz da Paz de Belém não é apenas um símbolo, mas uma chamada à ação para todos» – Inês Graça

Cartaz: CNE

Lisboa, 03 dez 2024 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português informa que a cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ vai realizar-se em Portimão, na Diocese do Algarve, no dia 15 de dezembro.

“Com o tema ‘Navegamos por rotas de Alegria e Paz’, para além da Partilha, vamos ter um jogo para todas as secções a decorrer durante o dia”, explica o CNE, esta segunda-feira, dia 2 de dezembro, na divulgação online da cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’.

“Ao navegar por rotas de alegria e paz todos podemos contribuir para um futuro mais justo e solidário, transformando a realidade ao nosso redor”, acrescenta a secretária nacional do Corpo Nacional de Escutas para os Projetos, na circular assinada por Inês Graça.

O CNE – Escutismo Católico Português informa que os agrupamentos de escuteiros devem inscrever-se até esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, para participaram na celebração e nos jogos destinados a todas as secções, que começam pelas 10h00, pela cidade algarvia de Portimão.

A cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ 2024 vai realizar-se no Portimão Arena, nesse mesmo dia 15 de dezembro (domingo), a partir das 16h30.

“A Luz da Paz de Belém não é apenas um símbolo, mas uma chamada à ação para todos. Cada um de nós pode ser uma luz na vida do outro, promovendo a paz e a esperança nas suas comunidades”, assinala a circular da secretária nacional do CNE para os Projetos, lembrando que todos devem levar “uma vela ou outro meio para o devido transporte da Luz em segurança para casa.”

A Diocese do Algarve informa que o seu bispo, D. Manuel Quintas, vai presidir à celebração eucarística, numa nota enviada hoje, dia 3 de dezembro, à Agência ECCLESIA.

“No final da celebração, será feita a Partilha da Luz com todos os representantes das várias dioceses do país, juntamente com as várias paróquias e associações católicas algarvias”, acrescenta o Gabinete de Informação diocesano (GIDAlg), destacando que esta iniciativa nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ “é aberta a todos”.

A iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos.

Desde 1989, esta iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ tem sido realizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a ‘Luz da Paz de Belém’ seja partilhada “pela Europa e fora dela, ganhando um âmbito mundial”.

Todos os anos uma criança austríaca recolhe a luz na Gruta da Basílica da Natividade, em Belém, depois, a partir de uma celebração ecuménica, realizada na Áustria, é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português explica que a ‘Luz da Paz de Belém’ reúne pessoas “em celebrações e atos de bondade, criando laços e promovendo a felicidade coletiva”.

“Todos os anos vivenciamos uma dinâmica muito especial, que nos aquece o coração e nos impele a sermos luz e portadores de uma mensagem de esperança. Todos os anos reforçamos o desafio de partilhar e multiplicar a Luz da Paz de Belém nas nossas comunidades, e é com alegria e esperança que observamos que esta chama, acesa na gruta de Belém, já faz parte da tradição de Natal de muitos portugueses.”

CB

Notícia atualizada às 16h46

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top