Educação: Papa Francisco recebe jovens de Israel, Palestina e Estados Unidos das «Scholas Occurrentes»
Cidade do Vaticano, 27 jan 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai receber, dia 05 de fevereiro, jovens de Israel, da Palestina e dos Estados Unidos que vão estar reunidos em Roma (Itália) para participar na primeira edição de um fórum que procura promover a harmonia e a paz.
O fórum vai ser “uma experiência inter-religiosa única” e vai decorrer entre 02 e 05 de fevereiro, em Roma e no Vaticano, anunciou hoje a fundação pontifícia Scholas Occurrentes, responsável pela organização do evento.
“Num mundo marcado pela polarização e fragmentação, este evento pretende responder à crise promovendo a educação e a aproximação como instrumentos fundamentais para a compreensão e a paz”, referiu a organização num comunicado.
Os próprios jovens vão poder apresentar as conclusões deste fórum ao Papa Francisco durante a audição de 05 de fevereiro.
“Este encontro não é apenas um evento, mas uma demonstração de que o diálogo inter-religioso é possível e necessário. É um convite para o mundo ver que os jovens podem liderar a mudança estendendo a mão e ouvindo”, disse o presidente mundial da Scholas Occurrentes, José María del Corral.
O evento, que vai ter lugar no Vaticano e em vários locais de Roma, tem a participação de jovens de tradições muçulmanas, judaicas e cristãs que vão participar em atividades educativas e artísticas concebidas pela Scholas e em sessões especiais do Middle Meets, uma iniciativa nascida na sequência dos ataques do Hamas a Israel outubro de 2023.
O professor Elitzur Bar-Asher Siegal, da Universidade Hebraica, que dirige o projeto
«Middle Meets», observou também que enquanto “o mundo académico luta hoje para encontrar o equilíbrio entre a liberdade de expressão e o diálogo respeitoso, entre silenciando e protegendo direitos, este projeto pretende recordar que a academia deve ser um espaço para um discurso honesto e analítico baseado no conhecimento”.
Desde a sua criação, a Scholas tem trabalhado para promover o diálogo inter-religioso através de experiências educativas.
LFS