
Educação: Conferência internacional junta mais de 35 alianças de universidades europeias na Suécia, incluindo UCP

Lisboa, 05 set 2025 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma das instituições de ensino superior representadas nas mais de 35 alianças de universidades europeias que vão reunir-se numa conferência internacional, de 9 a 12 de setembro, em Gotemburgo, na Suécia.
“Como o ensino superior está a transformar a Europa e a promover novos caminhos para a colaboração global?” é a questão central da 35.ª Conferência e Exposição Anual da Associação Europeia de Educação Internacional (EAIE).
Segundo informa a UCP, o número recorde de alianças presentes este ano é “quase o dobro da participação registada em 2024”.
“Juntas, representam mais de 300 instituições de ensino superior e mostram a evolução e o impacto da Iniciativa das Universidades Europeias, um programa emblemático da Comissão Europeia lançado em 2019, que agora abrange um total de 65 alianças e 8 alianças com o Selo de Excelência”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
O tema da Conferência EAIE deste ano, Go-Create, está em sintonia com a missão das alianças.
A UCP explica que “através de mais de 20 sessões, bem como de um evento dedicado, o FOREU4ALL”, as alianças vão “destacar o seu compromisso com a inovação e o seu trabalho pioneiro na definição de modelos de ensino superior inclusivos e colaborativos em toda a Europa”.
A Universidade Católica Portuguesa integra a aliança Tranform4Europe (T4EU), que “irá apresentar a sua oferta educativa conjunta e um portfólio de eventos T4EU para reforçar a cooperação interinstitucional, aumentar a visibilidade e contribuir para os debates sobre o futuro das alianças universitárias europeias”.
“Para a T4EU, a EAIE 2025 é uma oportunidade para explorar novas parcerias globais e aprender com outros sobre diferentes modelos inovadores de colaboração, envolvimento dos estudantes, parcerias globais e transferência de conhecimentos”, afirmou o secretário-geral desta aliança, Sven Idarand, citado pela UCP.
O responsável destaca que “este ano é muito importante para a T4EU”, pois existe o “privilégio de cooperar com outras alianças além da Comissão Europeia”.
“A Transform4Europe não é apenas um projeto, mas uma universidade europeia em plena evolução, ancorada na ideia do Empreendedorismo do Conhecimento. Gostaríamos de enfatizar a nossa experiência na promoção do desenvolvimento regional e da transformação institucional que já alcançámos”, salientou.
Sven Idarand realça que a “EAIE é a plataforma ideal para partilhar esta visão, uma vez que reúne a comunidade educativa internacional que está a moldar o futuro das políticas e práticas do ensino superior em todo o mundo”.
“Esperamos encontrar uma série de partes interessadas que partilhem a nossa ambição de promover parcerias inovadoras. Procuramos construir parcerias mais fortes com instituições globais, redes de ensino superior e, claro, conhecer e aprender com outras alianças (Universidades Europeias e outras). Esperamos encontrar uma série de partes interessadas que partilhem a nossa ambição de promover universidades inovadoras, empreendedoras e socialmente empenhadas”, deu conta.
O secretário-geral da T4EU acredita que a participação em eventos como o EAIE 2025 ajudará a aliança a reforçar a “visibilidade global e a alargar” a “rede de parceiros estratégicos”.
“Estou certo de que os insights que adquirirmos e as ligações que estabelecermos em Gotemburgo nos darão um impulso duradouro aos nossos esforços para desenvolver a nossa própria versão de uma Universidade Europeia, e estou certo de que nos ajudarão a crescer como uma aliança sustentável para além do âmbito do projeto”, expressou.
Lançadas em 2019, as alianças de universidades europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades; abrangem 65 alianças de universidades europeias com mais de 570 instituições de ensino superior de todos os tipos, de toda a Europa.
A Conferência EAIE é o evento mais importante dedicado ao ensino superior na Europa e o segundo maior do mundo, tendo-se realizado recentemente em Roterdão (Países Baixos, 2023) e em Toulouse (França, 2024).
LJ/OC