Educação: Aulas de EMRC querem aproximar alunos da Jornada Mundial da Juventude
Lisboa, 04 fev 2023 (Ecclesia) – A Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) quer formar jovens «conscientes e interventivos» na sociedade e volta a apresentar quatro aulas, duas para o terceiro ciclo e duas para ensino secundário, sobre a Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa acolhe de 1 a 6 de agosto próximo.
“Esta proposta aparece, em 2019/2020, da necessidade de querer dar a conhecer a JMJ junto dos alunos. Queremos desafiar os nossos alunos, e gerar neles uma atitude interventiva, um olhar positivo e transformador da realidade”, explica ao EDUCRIS o professor Pedro Mendes, da equipa nacional da EMRC.
A menos de seis meses da Jornada Mundial em Lisboa, Dimas Pedrinho, da equipa nacional da disciplina, considera que as quatro aulas sobre o tema “permitem dar a conhecer este evento e desafiam os que quiserem, tomar parte da JMJ, quer as comunidades eclesiais, quer nos diversos movimentos e organizações onde se insiram”.
“Queremos aproximar os alunos, fazer presença na escola, pela EMRC, deste grande evento e para isso fomos preparando, nos últimos quatro anos, um conjunto de aulas sobre o essencial da iniciativa católica, aberta a todos, e isso permite criar nos alunos uma atitude de desinstalação, de ir ao encontro do outro, de estar atento às necessidades do Mundo”, completa.
LFS