Ecumenismo/Portugal: Dioceses celebram Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Diocese de Coimbra acolhe celebração ecuménica nacional, na Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes
Lisboa, 17 jan 2024 (Ecclesia) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) 2024, que no hemisfério norte decorre entre de 18 a 25 de janeiro, a partir desta quinta-feira, vai mobilizar as comunidades católicas de norte a sul de Portugal continental e dioceses insulares.
O Papa Francisco assinalou hoje o início do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 convidando a rezar pela “plena comunhão” e pelo “testemunho unânime de amor para com todos”, na audiência pública semanal que decorreu esta manhã no Auditório Paulo VI.
“Amarás ao Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo”, uma frase do Evangelho de São Lucas (Lc 10, 27), é o tema da SOUC 2024.
Diversas Igrejas Cristãs em Portugal vão dinamizar conjuntamente iniciativas ecuménicas por todo o país, com destaque para a Celebração Ecuménica Nacional, com participação dos responsáveis (hierarcas) dessas Igrejas, esta sexta-feira, dia 19 de janeiro, a partir das 21h00, na Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, e com transmissão online.
A Diocese de Coimbra começa a assinalar a SOUC já neste primeiro dia, 18 de janeiro, todas as celebrações são às 21h00, até dia 25 de janeiro, e vão apoiar a associação “Casa” – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, com o ofertório das celebrações.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos vai percorrer diversas igrejas da zona centro da Diocese de Coimbra: igreja católica de Alhadas (18); igreja presbiteriana de Portomar (22); igreja católica de Cadima (23); capela da Universidade de Coimbra (24); igreja católica de Arazede (25).
No Funchal, a diocese informa que se realiza uma celebração ecuménica na igreja do Convento de Santa Clara, esta quinta-feira, 18 de janeiro, pelas 19h30.
Na Diocese do Porto, o Mosteiro de Bande, em Paços de Ferreira, recebe uma celebração ecuménica, no dia 21 de janeiro, pelas 16h00; a Oração de Taizé, que promove o encontro entre os jovens, é no dia 24 de janeiro, na igreja de Vilar, no Porto, e começa às 21h30.
No último dia do Oitavário de oração, a Comissão Ecuménica do Porto, promove uma celebração diocesana, com os hierarcas das Igrejas Cristãs, onde vai ser lançado o Roteiro Ecuménico de Oração 2024; está agendada para 25 de janeiro, a partir das 21h30, na Paróquia Lusitana do Redentor.
Nos Açores, vão realizar-se duas celebrações ecuménicas, este sábado, dia 20, divulgou hoje a Diocese de Angra: em Ponta Delgada, a capela do Hospital do Divino Espírito Santo, acolhe a celebração entre a Igreja Católica e a Igreja Presbiteriana, com a presença do bispo diocesano, D. Armando Esteves Domingues, e do pastor presbiteriano Carlos Rosa, entre outros, pelas 15h00 locais, mais uma hora em Portugal continental e Madeira; na Ilha Terceira, o vigário episcopal para o Clero, padre José Júlio Rocha, celebra com pastor norte-americano das Lajes, às 19h00, no Centro de Retiros interconfissional, em São Sebastião.
Também neste dia 20 de janeiro, realizar-se a Vigília Ecuménica Jovem em Lisboa, na igreja do Colégio de São João de Brito, às 21h00, com o tema ‘Vai e faz o mesmo’ (Lucas 10,37), uma iniciativa conjunta dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica (Patriarcado de Lisboa), Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista, Presbiteriana e Evangélica Alemã.
A Arquidiocese de Braga informa que a celebração ecuménica acontece no Arciprestado de Guimarães, no dia 23 (terça-feira), às 21h, na igreja de São Sebastião; vão estar presentes o arcebispo D. José Cordeiro, D. Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, D. Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana), o pastor Emanuel Dinis, Metodista, o arcipreste Tkachuk Dmytro, Ortodoxo, e o padre Vladiclav, também Ortodoxo.
A oração ecuménica na Diocese de Aveiro vai mobilizar as Igrejas protestantes, cristão ortodoxos e comunidades católicas, que se vão encontrar no dia 24 de janeiro (quarta-feira), às 21h30, na igreja Metodista, na cidade de Aveiro, informa o jornal ‘Correio do Vouga’.
No último dia do Oitavário 2024, 25 de janeiro, quando a Igreja Católica celebra a conversão de São Paulo, o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, preside à Eucaristia na igreja de São Miguel (Estação da Guarda), a partir das 19h00.
Ainda na região do Patriarcado de Lisboa, no contexto da SOUC, o Encontro Cristão de Sintra, é dia 27 de janeiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, com uma tarde “mais dedicada aos jovens”, e à noite “oração e louvor”.
Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 foram preparados por uma equipa ecuménica no Burquina Faso, coordenada pela Comunidade (ecuménica francesa) Chemin Neuf (CCN)1 neste país do continente africano. Em Portugal, o guião foi preparado e editado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC); os subsídios para esta semana de oração, preparados e publicados em conjunto pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e pelo Conselho Mundial de Igrejas, podem ser descarregados no sítio online do organismo do Vaticano. O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas. O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo. As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana). |
CB
Vídeo do Papa: «Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja», apela Francisco