Ecumenismo: Encontro Cristão de Sintra 2026 centra-se na esperança

Lisboa, 14 jan 2026 (Ecclesia) – O Encontro Cristão de Sintra 2026, iniciativa ecuménica organizada por várias Igrejas Cristãs, vai realizar-se pela 16ª vez, este ano com o tema da esperança, no dia 31 de janeiro, a partir das 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

“É preciso dar esperança, e esta esperança que é, para nós, Jesus Cristo tem que ser fomentada, tanto nos cristãos, porque, muitas vezes, nós cristãos não temos a valorização de qual é a nossa real esperança, o que é que nós de facto esperamos, mas é uma coisa que é muito abrangente de coisas na sociedade de hoje, que é uma sociedade caracterizada sobretudo pela indiferença. Eu não diria tanto pelo ódio, mas sobretudo pela indiferença, o que passa no telejornal, enfim, a mim não me diz muito se há respeito”, disse Luís Parente Martins, da organização do Encontro Cristão de Sintra, à Agência ECCLESIA.

O Encontro Cristão de Sintra 2026, a partir do tema “Há Esperança!” (Ef 4,4), está a dinamizar uma campanha que pode ser realizada através das redes sociais, um grupo na aplicação WhatsApp, e têm também uma pulseira, onde partilham desafios semanais que incentivam a gestos concretos.

“Viver esta esperança, partilhar os dons e bens é uma virtude que os cristãos devem buscar e exercer; a raiz da nossa esperança é este Jesus Cristo, Redentor, Salvador, independentemente das nossas diferenças, mas é este que nos une neste não só projeto, mas é um percurso de vida, um caminhar”, salientou Helena Rogério, da Igreja Baptista Vida Nova.

Cartaz: Encontro Cristão Sintra 2026

A 16.ª edição do Encontro Cristão de Sintra, “um momento de louvor”, vai começar às 21h00, do dia 31 de janeiro (sábado), no Centro Cultural Olga Cadaval, e, durante a tarde, reúnem os jovens, no salão da igreja de São Miguel.

Luís Parente Martins, da Igreja Católica, ligado ao Movimento dos Focolares, salienta que o Encontro Cristão de Sintra “resulta do ecumenismo do povo, ou seja, não há nenhuma estrutura teológica por trás”, em 2025 participaram “60 comunidades cristãs”, os Ortodoxos, “de vários patriarcados”, aos Adventistas, a Aliança Evangélica, “todo o COPIC”, o Conselho Português de Igrejas Cristãs, a Igreja Católica, e o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, também marcou presença.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, que decorre, habitualmente, de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte, tem como tema para este ano ‘Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança – a da vossa vocação’, da carta de São Paulo aos Efésios (4:4); os subsídios foram preparados na Arménia.

Os materiais para o a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, que foram preparados na Arménia, podem ser descarregados no sítio online do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé.

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja Copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

Portugal já preparou também o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que foi vivida com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22), em 1996, e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

HM/CB

Partilhar:
Tags:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top