
Ecumenismo: Comité conjunto CCEE-CEC e assina a Carta Ecuménica atualizada
Lisboa, 22 out 2025 (Ecclesia) – O Comité conjunto do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) vai reunir-se em Roma, de 04 a 06 de novembro, e vai assinar a Carta Ecuménica atualizada.
A cerimónia de assinatura da Carta Ecuménica atualizada realiza-se no dia 5 de novembro, na igreja do martírio de São Paulo, na Abadia das Três Fontes, confirmando o compromisso comum das Igrejas europeias com a unidade, o diálogo e a cooperação, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No dia 06 de novembro haverá uma “audiência especial” concedida pelo Papa Leão XIV aos participantes na cerimónia de assinatura.
Assinada em 2001 pelos presidentes do CCEE e do CEC, a Carta Ecuménica é “o marco da cooperação ecuménica europeia há mais de duas décadas”.
A versão revista procura enfrentar os “desafios contemporâneos e refletir as realidades em evolução da sociedade e do cristianismo europeu”.
O processo de revisão, iniciado em 2022, foi conduzido por um grupo de trabalho conjunto CEC-CCEE.
As contribuições das igrejas e organizações ecuménicas de toda a Europa foram “cuidadosamente consideradas”, para garantir que o “texto atualizado estivesse em consonância com as atuais necessidades ecuménicas”.
Este esforço de colaboração visa produzir um documento que promova a unidade, a paz e a ação conjunta entre as Igrejas europeias.
LFS