Ecumenismo: Cimeira entre bispos católicos e anglicanos quer aprofundar relação e desafiar tradições a «crescerem juntas»
Encontro prevê mais de 50 participantes com iniciativas a decorre, entre 22 e 29 de janeiro, em Roma e na Cantuária
Lisboa, 20 jan 2024 (Ecclesia) – Os bispos anglicanos e católicos vão reunir-se numa cimeira ecuménica para debates e uma peregrinação, que vai decorrer em Roma e na Cantuária, em Inglaterra, durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
“Ao visitarem locais sagrados em Roma e na Cantuária, os bispos irão rezar, refletir e aprender o uns com os outros, com o objetivo de discutir formas de crescer em conjunto no testemunho e na missão no mundo”, pode ler-se no comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“No dia 25 de janeiro, junto ao túmulo do Apóstolo Paulo, o Papa Francisco e o Arcebispo de Cantuária, D. Justin Welby, irão encarregar os bispos, enviando-os aos pares, de serem testemunhas da unidade dos cristãos. Este será um momento significativo, simbólico para os laços anglicano-católicos e para o avanço do diálogo ecuménico”, acrescenta ainda o comunicado.
A cimeira «Growing Together», crescer juntos, acontece entre os dias 22 e 29 de janeiro., estando prevista a participação de “mais de 50 bispos de 27 países”.
O encontro é organizado pela Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana para a Unidade e a Missão, IARCCUM, uma comissão oficial da Comunhão Anglicana e da Igreja Católica, criada para apoiar o diálogo ecuménico entre as duas tradições.
A par dos debates, os participantes vão fazer uma visita guiada à basílica de São Pedro, no dia 23, onde irão participar numa “cerimónia de canto coral anglicano”.
No dia 25 de janeiro, na igreja de San Bartolomeu, o Arcebispo da Cantuária irá presidir a uma celebração eucarística anglicana e está também prevista a “receção dos bispos pelo Arcebispo de Cantuária e pelo Papa Francisco no túmulo do Apóstolo Paulo, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros”.
No dia 26 de janeiro, vai decorrer uma visita à igreja de ‘San Gregorio al Celio’, local de onde foi enviado para Inglaterra o “primeiro Arcebispo de Cantuária pelo Papa Gregório Magno em 597”.
A partir do dia 26, o programa muda-se para a Cantuária, e no dia 28 os bispos vão participar na Eucaristia Coral na Catedral de Cantuária, onde o bispo católico de Hong Kong, o cardeal Stephen Chow, fará uma pregação.
O decorrer dos trabalhos vão encaminhar-se para “uma declaração conjunta acerca do futuro trabalho da IARCCUM”, indica o comunicado.
LS