Ecologia: Rede Cuidar da Casa Comum e parceiros propõem conjunto de desafios para assinalar Semana «Laudato Si»
Lisboa, 21 mai 2024 (Ecclesia) – A Rede Cuidar da Casa Comum e parceiros propõem durante a Semana ‘Laudato Si’, que decorre de 19 a 26 de maio, vários “desafios para semear e colher sementes de esperança em todo o país”.
Entre as diversas iniciativas está a proposta de “uma maratona fotográfica” que sugere a “constituição de pequenos grupos em qualquer ponto do país”, que “serão desafiados a refletir sob os objetivos ‘Laudato Si’ e sair para as ruas e campos à procura da fotografia que melhor simboliza o aspeto principal dessa reflexão”, informa uma nota do Grupo Cuidar da Casa Comum de Santa Isabel.
No dia 21 de maio, realiza-se um webinar sobre as “sementes da esperança”, que junta Teresa Paiva Couceiro e Diogo Assunção, ambos da Comissão Coordenadora da Rede Cuidar da Casa Comum, que partilham o que têm pensado a partir do mote da Semana, com a jornalista Aline Flor, do jornal Público, como moderadora.
Uma vigília ecuménica, na Comunidade Presbiteriana de Lisboa, é a proposta do dia 24 de maio, que vai reunir “cristãos de diversas denominações”, e que vai ter transmissão online, via zoom.
“A consciência da crise social e climática que assola a nossa casa comum e a procura de caminhos para a reverter têm sido fontes de convergência das diversas tradições religiosas e a celebração de dia 24 será um novo momento de reafirmar esse consenso”, pode ler-se no comunicado.
No último dia da semana ‘Laudato Si’, o Foco Ecológico de Marvila organiza no Parque da Bela Vista, em Lisboa, “um extenso programa de atividades” com foco na sustentabilidade, nomeadamente uma ação de rua simbólica (recolha de lixo com a Patrulha Lata) e uma ação de sensibilização (separação de resíduos e compostagem).
O espaço digital da Rede Cuidar da Casa Comum divulga mensagens interpelativas sob o título genérico “Sabias que?” com “interrogações sobre o que as pessoas conhecem e desconhecem sobre as sementes de esperança já lançadas em favor da casa comum amiga da vida e em que toda a humanidade possa partilhar de modo equitativo os bens que ela oferece”.
O Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel, o Corpo Nacional de Escutas e o Focus Ecológico de Marvila são os parceiros que se juntam à Rede Cuidar da Casa Comum nestas propostas.
A Semana ‘Laudato Si’ foi instituída em 2020 como uma forma de celebrar por todo o mundo o aniversário da encíclica de 2015 do Papa Francisco.
Segundo a rede Cuidar da Casa Comum, desde então que a “celebração anual se tornou uma forma de todos os católicos se unirem e se alegrarem, em conjunto com todos os homens e mulheres de boa vontade, pelo progresso feito para dar vida à Laudato Si’, além de se comprometerem com mais oração e ação em prol da ecologia integral: pela superação da crise social e climática em que a nossa casa comum está mergulhada”.
LJ/OC