
Ecologia Integral: Encontro «10 anos da Laudato Si», na Associação Casa Velha, quer deixar novas indicações para ação ambiental
Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco, e a investigadora Elena Lasida vão partilhar a importância desta encíclica «para a Igreja e para o Mundo»
Ourém, 17 set 2025 (Ecclesia) – A Associação ‘Casa Velha’ vai celebrar, dialogar e sonhar “os próximos 10 anos da Laudato Si’” num encontro com oradores, testemunhos e partilhas, no dia 25 de outubro, entre as 10H00 e as 19H15, em Vale Travesso (Fátima).
“Hoje, o grito da Terra e dos pobres é, ao mesmo tempo, ensurdecedor e ignorado. Vivemos tempos de guerra, violência quotidiana, crises ecológicas e sociais, polarização, indiferença e uma economia que não cuida verdadeiramente de tudo e de todos. As feridas da Criação são visíveis e profundas e afetam as nossas relações uns com os outros e com Deus”, explica a ‘Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade’.
A associação contextualiza que o ano de 2015 ficou marcado por “dois acontecimentos transformadores” na forma como a humanidade é chamada a responder “à crise ecológica”, o lançamento da encíclica “Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum”, onde o Papa Francisco “lançou um apelo forte e urgente a todas as pessoas de boa vontade”, e a COP21 em Paris, com um “acordo histórico” dos países a limitar o aumento da temperatura média global “abaixo de 2 °C, com esforços para não ultrapassar os 1,5 °C”.
Para a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) “foi um tempo de esperança e compromisso”, e os frutos de 10 anos de caminho “com a Laudato Si’ são muitos”, apesar dos sinais de “deserto” e de “tantas realidades feridas”, porque em comunidades, organizações e movimentos pelo mundo, “cresce o compromisso com a justiça climática, a reconciliação com a criação e a espiritualidade ecológica”.
A Associação ‘Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade’ quer “celebrar, dialogar e sonhar juntos” os próximos 10 anos da Laudato Si’, e vai realizar um “encontro aberto a todas as pessoas”, com oradores, testemunhos e partilhas, das 10h00 às 19H15, no dia 25 de outubro (sábado), na sua quinta em Vale Travesso (Fátima), no concelho de Ourém.
Dois oradores vão partilhar a importância da Laudato Si’ “para a Igreja e para o Mundo”, e que caminhos se abrem para o futuro, a partir das 11h15, a organização convidou a teóloga Elena Lasida (professora e diretora do mestrado em ‘Economia solidária e lógica de mercado’ no Instituto Católico de Paris) e o jornalista Austen Ivereigh (conhecido como o biógrafo do Papa Francisco).
Do programa do encontro ‘10 anos Laudato Si’ destacam-se ainda ‘Rodas de escuta: partilha de ecos’ (12h15), ‘Laudato Si’ em ação’ (15h00) e a ‘Oração com a Criação’ (18h30); as inscrições estão a decorrer na página na internet da Associação ‘Casa Velha’.
A Agência ECCLESIA é um dos parceiros de comunicação deste evento que é realizado em parceria com várias organizações da Igreja em Portugal, como a Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), a Rede Cuidar da Casa Comum, a Companhia de Jesus (Jesuítas) e as Escravas do Sagrado Coração de Jesus.
CB/OC
Programa 10 anos Laudato Si’ 10h00/10h30 – Chegada e Acolhimento 11h15 – Elena Lasida e Austen Ivereigh partilham sobre a importância da Laudato Si’ para a Igreja e para o Mundo; que caminhos se abrem para o futuro 12h15 – Rodas de escuta: partilha de ecos 15h00 – Laudato Si’ em ação |