Direitos Humanos: JRS e PAR lançam exposição «Vizinhos do Lado»
Lisboa, 21 dez 2022 (Ecclesia) – O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) apresentam a exposição fotográfica «Vizinhos do Lado», no dia 22 de dezembro, a partir das 18h00, no Pavilhão 31, do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.
A exposição fotográfica conta a história de 21 famílias afegãs acolhidas em setembro e novembro de 2021, pelo JRS Portugal, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A recolha das histórias aconteceu por ocasião do “resgate humanitário de cerca de 300 nacionais afegãos, com o apoio do Estado português e entidades estrangeiras, e posterior integração em dois centros de acolhimento em Fátima e Ericeira”, lê-se.
Os retratos resultam da experiência de acolhimento nos centros durante os meses iniciais do trajeto de integração das famílias afegãs, que viveram lado a lado, porta a porta, como vizinhos.
Este trabalho fotográfico é um convite a “olhar as histórias e contextos de vida de pessoas refugiadas com curiosidade e gentileza, e em especial, a cultura afegã”, acentua o comunicado.
As fotografias marcam o início, o ponto de partida de 21 projetos de vida, que atualmente estão a ser construídos já em residências próprias, em diferentes cidades portuguesas, do centro ao norte do país – um trabalho de proximidade e inclusão na comunidade local que conta com o apoio de equipas de voluntários, “Comunidades de Hospitalidade”, e dos técnicos sociais do JRS Portugal, que juntos trabalham para o processo de autonomização deste grupo de requerentes de asilo afegãos.
LFS