Cultura/Coimbra: Passaporte Cultural e Espiritual 2025/2026 convida a refletir sobre o valor da verdade
Coimbra, 27 out 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura (SDPC) da Diocese de Coimbra, promove entre o final de outubro de 2025 e junho de 2026, o Passaporte Cultural e Espiritual 2025/2026, com o tema “Bem-Aventuranças de Verdade”.
“Este projeto propõe uma viagem simbólica em oito etapas — encontros que cruzam fé, ciência, arte, literatura e diálogo inter-religioso, em vários espaços culturais da cidade de Coimbra”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo o SDPC da Diocese de Coimbra, cada momento é uma “viagem” de descoberta, em que os participantes são convidados “a refletir sobre o valor da verdade nas suas múltiplas dimensões — humana, espiritual, social e cultural”.
“Cada viagem é um arriscar-se e um confiar-se para além do imediato e do já percorrido. Mesmo quando regressamos ao mesmo local, já muita coisa mudou, a começar por cada um de nós”, afirmou o padre Nuno Santos, assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura.
O Passaporte Cultural e Espiritual caracteriza-se por ser um guia e registo simbólico de participação nas diferentes iniciativas, promovendo um percurso de aprendizagem, contemplação e partilha.
O SDPC da Diocese de Coimbra informa que as sessões vão decorrer em locais emblemáticos da cidade, como o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
Entre os encontros, que se realizam sempre às 18h30, destacam-se: O erro de Einstein (31 de outubro de 2025, Observatório Astronómico da UC); Pinóquio na História (5 de dezembro de 2025), Seres de papel (16 de janeiro de 2026), O Rei Vai Nu (27 de fevereiro de 2026), A Vida Oculta de Jesus (20 de março de 2026); As Redes e (os) Nós (15 de maio de 2026) e a Verdade Partilhada (26 de junho de 2026).
“Cada etapa propõe um olhar interdisciplinar sobre a verdade, convocando pensadores, investigadores, artistas e crentes para um diálogo que une razão e fé, ciência e espiritualidade, palavra e silêncio”, assinala a nota.
O Passaporte Cultural e Espiritual já pode ser reservado via internet e está disponível para levantamento no Seminário Maior de Coimbra.
O SDPC da Diocese de Coimbra tem como missão promover o diálogo entre fé e cultura, criando pontes entre a espiritualidade cristã e as diversas expressões do pensamento e da arte contemporânea.
LJ

