
Coimbra: Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais dinamiza iniciativas no «Tempo da Criação»

Coimbra, 01 set 2025 (Ecclesia) – A Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais da Diocese de Coimbra celebra o ‘Tempo da Criação’, os 10 anos da encíclica ‘Laudato Si’, e os 800 anos do Cântico das Criaturas, entre hoje e 4 de outubro.
A Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais, em Coimbra, entregue ao cuidado dos Frades Menores (franciscanos) Conventuais, divulgou um “série de iniciativas” que propõe “a toda a comunidade e à cidade” para celebrar o ‘Tempo da Criação’, que começa esta segunda-feira, o ‘Dia de oração pelo cuidado da criação’.
Segundo o programa, neste dia 1 de setembro, apresentam a proposta de oração “para cada dia da semana” – oração da manhã (salmo, leitura AT, leitura LS, oração) e oração da noite (Salmo, Leitura NT, Leitura LS, Oração) – que vai seguir o ritmo dos “7 dias do mito da Criação (Livro de orações do Movimento Laudato Si’)”.
A celebração ecuménica e ecológica do ‘Tempo da Criação’, este ano com o tema com o tema ‘Paz com a Criação’, decorre entre hoje, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025, que tem como tema ‘Sementes de Paz e Esperança’, 4 de outubro (festa litúrgica de São Francisco de Assis).
No dia 10 de setembro, termina o prazo para o envio de fotografias e/ou vídeos para a projeção multimédia ‘Paz com a Criação’, que vai ser projetada no dia 4 de outubro, no Largo do Mosteiro de Celas, durante o jantar solidário de início do Ano Pastoral 2025/2026.
As fotografias (três) e vídeos (um) podem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico laudatosi@santoantonioolivais.pt, com os temas ‘Paz com a Criação’, ‘Laudato Si’, Paz e Fraternidade, Jubileu da Esperança, Cântico das Criaturas, São Francisco, Santo António, e são selecionadas pelo Círculo Laudato Si’ Santo António dos Olivais; algumas fotografias podem integrar o Calendário Antoniano 2026 e as redes sociais desta unidade pastoral.

A celebração do décimo aniversário da encíclica ‘Laudato Si’ (Louvado sejas), escrita pelo Papa Francisco, vai realizar-se a partir das 18h00, do dia 19 de setembro, no Espaço Laudato Si’ do Penedo da Meditação, numa iniciativa do Arciprestado Coimbra Urbana.
Este encontro dedicado ao documento ‘sobre o cuidado da casa comum’, publicado em 2015, começa com o diálogo ‘Paz com a Criação: sementes de esperança’, com Pedro Bingre do Amaral (a confirmar), Miguel Panão e moderação da jornalista Sónia Neves, seguindo-se a Eucaristia pelo Cuidado da Criação, presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, às 19h00.
Vai ser dinamizada também a Caminhada ‘Passos pela Paz’, no dia 21 de setembro (domingo), entre o Penedo da Meditação e o miradouro do Seminário diocesano de Coimbra, a concentração começa às 14h30; estão previstos momentos de paragem para “sentir, refletir, orar, contemplar, ouvir e respirar a natureza”; a venda dos kits reverte para a igreja da Sagrada Família de Gaza (Patriarcado Latino de Jerusalém), a única paróquia católica do enclave palestiniano.
O ‘Tempo da Criação’ vai terminar no dia 4 de outubro (sábado), o início do ano pastoral na comunidade de Santo António dos Olivais, entregue ao cuidado pastoral dos Franciscanos Conventuais, a partir das 16h00, no largo do Mosteiro de Celas: espetáculo ‘Paz com a Criação’; Missa (18h30); jantar partilhado (19h30), com a projeção multimédia ‘Paz com a Criação’, informa a Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais, na divulgação das várias iniciativas.
CB/OC
Ecologia: Papa associa-se ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação