Coimbra: SPES propõe missa ao domingo para universitários

Coimbra, 29 set 2025 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES) da Diocese de Coimbra propõe uma missa dominical, pelas 19h00, na Igreja de São Salvador, para jovens universitários e terá o seu início a 12 de outubro.

“Esta celebração muda de local e instala-se, agora, na Igreja de São Salvador, junto à Sé Nova, e será presidida pelo padre Nuno Fileno, capelão da Universidade de Coimbra e Diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Serviço Diocesano da Juventude durante estes dois últimos anos, assumiu a organização semanal desta celebração, mas desde o princípio mostrou sede de “chegar o mais próximo possível da comunidade estudantil, seja portuguesa, seja de outras nacionalidades”, revela Hugo Monteiro, coordenador do SDJ.

Uma proximidade que estaria ao alcance do SPES, que, agora, assume o papel de preparar semanalmente este encontro, em aliança com o SDJ, a quem caberá, doravante, “acompanhar na divulgação de eventos, na preparação de soluções para chegar à comunidade académica, nas eventuais necessidades logísticas” e “apoiar na comunicação e imagem”, avança Hugo Monteiro.

Joana Henriques e João Patrão, coordenadores do SPES, garantem que vão manter a missa semanalmente, e que esta, ao domingo, será mais uma proposta, desta feita “para oferecer aos estudantes migratórios, que regressam à cidade universitária de Coimbra depois do fim-de-semana com as respetivas famílias, uma oportunidade para participarem na celebração da Eucaristia.”

A proposta da Missa ao Domingo não será apenas para os jovens, mas tem-nos como foco “porque, muitas vezes, o que acontece é que estes estudantes não têm oportunidade de ir à Missa nas suas comunidades, ou até mesmo, porque não estão integrados nas comunidades paroquiais”, explicam os coordenadores do SPES.

São algumas as alterações ao modelo desta celebração, com o objetivo de “formar uma comunidade, semelhante à de uma paróquia ou unidade pastoral”, garante Joana Henriques. Para já, uma das grandes mudanças prende-se com a constituição do CPES (Coro da Pastoral do Ensino Superior), a quem estará a cargo a animação semanal das eucaristias.

Este coro foi formado para o efeito e é inteiramente composto por pessoas do ensino superior. Outra das alterações prevê que haja um convívio depois da Eucaristia, porém essa é uma ideia que ainda se encontra em período de maturação.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Scroll to Top