![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2024/02/voluntario-caritas-coimbra.jpg)
Coimbra: Peditório da Cáritas vai apoiar famílias com fragilidades
Coimbra, 19 fev 2024 (Ecclesia) – Na Semana Cáritas (25 de fevereiro a 03 de março) vai realizar-se um peditório nacional, com o lema «O Amor que Transforma», com o intuito de recolher verbas para ajudar famílias em situação de “fragilidade económica e social”.
No caso da Cáritas de Coimbra, “todos os valores recolhidos serão direcionados para a aquisição de bens alimentares, produtos de higiene e vales de compras, destinados a apoiar famílias que diariamente pedem assistência nas diversas respostas sociais da instituição”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Em 2023, a Cáritas Diocesana de Coimbra investiu mais de 25.000€ em alimentos, produtos de higiene e vales de compras, sem considerar todos os bens em espécie doados pela comunidade e angariados em campanhas.
Neste momento, “o maior volume de pedidos de ajuda” concentra-se no suporte alimentar porque, “após assumirem os seus compromissos com as despesas da habitação, muitas famílias ficam com pouco ou nada para custear a sua alimentação”, lê-se na nota.
O custo “elevado” das rendas cria uma “pressão financeira considerável às famílias e, quando se somam as despesas da água, luz e gás, um salário mínimo torna-se insuficiente para cobrir as despesas essenciais de uma habitação digna”.
Face a este cenário, a Cáritas de Coimbra faz um apelo à sociedade civil para contribuir, seja através “de doações financeiras ou doação de tempo como voluntários”.
“A participação é crucial para o sucesso da missão Cáritas, e esta é uma oportunidade para estender a mão a quem mais precisa”, sublinha.
A Cáritas de Coimbra espera a colaboração de todos os que possam dedicar algumas horas em prol desta causa.
“Inscrevendo-se como voluntários, é possível transformar vidas”, completa.
LFS