Coimbra: «Fragilidades e sofrimentos da juventude» refletidas na Via Sacra
Coimbra, 29 mar 2024 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra informa que se realiza esta sexta-feira, dia 29 de março, uma Via Sacra com o tema ‘Fragilidades e sofrimentos da juventude’, entre o Seminário Maior e a Sé Nova, a partir das 21h30.
“As meditações e orações serão um olhar sobre os desafios vividos pelos jovens no mundo atual e sobre a forma como os mesmos jovens transformam e reinventam esse mundo, com fé e entusiasmo”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra informa que o tema desta Via Sacra – ‘Fragilidades e sofrimentos da juventude’ – partiu destas palavras dirigidas a Jesus: “Aqueles últimos momentos em que carregaste a Cruz. Tão frágil que estavas e tantas as fragilidades que a Tua juventude enfrenta hoje em dia”.
O “caminho da Cruz pode ser relembrado, na cidade de Coimbra, num percurso pelas 14 estações”, numa Via Sacra organizada pelo Arciprestado de Coimbra Urbana e pelo Serviço Diocesano da Juventude.
O comunicado assinala também que a diocese quer “dar aos jovens um papel importante”, depois da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, e que mobilizou Portugal.
Com a presença do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, a Via Sacra começa no Seminário Maior, às 21h30, e termina na Sé Nova, a organização espera a presença de todos os que “queiram fazer, em comunidade, este caminho de memória de um sofrimento que se transforma, depois, em Vida para todos”.
CB