Coimbra: Diocese celebra primeiro ano da JMJ Lisboa 2023 com concerto do «Coro COD»
Coimbra, 08 jul 2024 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) da Diocese de Coimbra informa que vão celebrar o primeiro da JMJ Lisboa 2023 com um concerto do seu Coro COD, no dia 21 de julho, a partir das 18h00, em Pampilhosa da Serra.
“Queremos muito relembrar o que de incrível se viveu em 2023, recordando todos os milhares de jovens vindos de vários cantos do mundo, que se juntaram à nossa juventude, no nosso país e nas nossas comunidades, em especial nas da Diocese de Coimbra”, assinala o coordenador do SDJ de Coimbra, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo Hugo Monteiro, o foco de qualquer atividade desenvolvida é “partir apressadamente ao encontro do outro e de Cristo” e o Serviço Diocesano da Juventude tem como principal objetivo “manter viva a marca” da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, realizada de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, precedida pelos ‘Dias nas Dioceses’, na semana anterior, de 26 a 31 de julho.
A comemoração do primeiro aniversário da JMJ na Diocese de Coimbra, “da chegada dos primeiros peregrinos”, vai ser assinalada com um concerto do ‘Coro COD Coimbra’, o grupo criado no contexto da Jornada que se mantém “em funcionamento e continua a crescer”, no dia 21 de julho, a partir das 18h00, no Mercado Municipal da Pampilhosa da Serra; esta iniciativa é dinamizada pelo Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra, a Unidade Pastoral da Pampilhosa da Serra e o respetivo município.
“Toda a Diocese de Coimbra está convidada a participar nesta festa. ‘Há Pressa no Ar’ foi o mote da digressão feita pelo Coro COD no ano passado, mas este continuará a servir de base para ir ao encontro de «todos, todos, todos!»”, acrescenta ainda o SDJ de Coimbra.
O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra explica que escolheram Pampilhosa da Serra para esta festa por ter sido criado “um verdadeiro ambiente de JMJ durante estes dias”, e Hugo Monteiro recorda que uma vila com cerca de quatro mil habitantes, recebeu mais de mil peregrinos, “um número arrebatador”.
A Diocese de Coimbra recebeu “cerca de 14 mil peregrinos nos ‘Dias na Diocese’”, “a maior enchente de jovens a que já assistiu na história”, entre 26 e 31 de julho, nos ‘Dias na Diocese’, segundo informação do Comité Organizador Diocesano (COD), e reuniu todos os participantes na atividade ‘For God Shake Festival’, que foi o “dia mais internacional de sempre”.
A primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal realizou-se em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39); mais de 1,5 milhões de pessoas participaram nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.
CB
Notícia atualizada às 17h13