![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2023/04/Rececao-dos-Simbolos-Diocese-de-Coimbra.jpg)
Coimbra: Diocese assinala os 100 dias para a JMJ com programa festivo
![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2023/04/Rececao-dos-Simbolos-Diocese-de-Coimbra-391x260.jpg)
Coimbra, 22 abr 2023 (Ecclesia) – No dia em que se assinalam os 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Jardim Municipal da Figueira da Foz, Diocese de Coimbra, acolhe, pelas 11h00 uma missa campal, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar.
No dia 23 de abril, a Figueira da Foz vai ser “o ponto de partida para um dia repleto de emoção para a Diocese de Coimbra” e “um verdadeiro Dia JMJ”garante o coordenador do Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD), Hugo Monteiro.
O dia começa com uma Eucaristia, celebrativa da “contagem decrescente para a semana da JMJ, em Lisboa”, onde vão estar presentes os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina da JMJ e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que se encontram a peregrinar pela Diocese de Coimbra até ao fim deste mês.
Além dos Símbolos JMJ, também está “confirmada” a presença de representantes dos Comités Organizadores Diocesanos Nacionais (COD’s), párocos, diáconos e acólitos do Arciprestado Local e ainda o Coro COD Coimbra, a quem cabe a animação da missa.
Terminada a Missa Campal, segue-se a peregrinação dos Símbolos JMJ de margem a margem do rio Mondego, em traineira.
Um momento que conta com a organização do Comité Organizador Territorial Farol do Mondego (COT local).
Seguidamente haverá lugar para uma reunião nacional entre o Comité Organizador Local (COL) e os Comités Organizadores Diocesanos (COD’s), no Seminário da Figueira da Foz.
A comemoração dos 100 dias para a JMJ 2023 culminará com um concerto/oração, preparado pelo Coro COD Coimbra, às 21h30, na Sé Velha de Coimbra, onde também vão estar presentes os Símbolos JMJ.
LFS