CNIS: Confederação apresenta estudo na Assembleia da República sobre a importância das IPSS

Lisboa, 08 jan 2026 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) assinala dia 15 de janeiro o seu 45º aniversário com uma sessão na Sala do Senado da Assembleia da República (Lisboa), que consistirá na apresentação do quinto estudo da série «Importância Económica e Social das IPSS em Portugal».

Editado pela CNIS em formato impresso e em formato eletrónico, o quinto estudo, com dados relativos aos anos de 2022 e 2023, foi realizado por Américo Mendes, coordenador da ATES – Área Transversal de Economia Social, da Universidade Católica Portuguesa (Porto), e por Francisco Martins da Rocha, da Central de Balanços da CNIS.

O presidente da CNIS, padre Lino Maia, realça a importância da apresentação, no Dia da CNIS, na Assembleia da República: “É um estudo científico, a metodologia da Central de Balanços foi validada pelo Banco de Portugal, que revela a importância económica e social das instituições de solidariedade, que empregam mais de 250 mil trabalhadores e onde cada euro aplicado e investido se multiplica mais de quatro vezes. Em muitas zonas do país, é a única resposta de carácter público. Em 23% das freguesias deste país é uma IPSS que lá está e não qualquer organismo da função pública”.

Pelas 14h00, na cerimónia de apresentação, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, fará o discurso de abertura, a que se seguirá a intervenção do presidente da CNIS.

Logo depois, o estudo «Importância Económica e Social das IPSS em Portugal» será apresentado por Américo Mendes, cabendo à Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, o encerramento da sessão.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top