CNE: Cerimónia nacional da partilha da «Luz da Paz de Belém» vai decorrer em Aveiro
Aveiro, 17 nov 2025 (Ecclesia) – A cerimónia nacional da partilha da «Luz da Paz de Belém» vai decorrer, dia 14 de dezembro, em Aveiro, e é uma iniciativa promovida Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Esta atividade tem como tema «Luz da Paz de Belém, Uma Luz que nos orienta», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Este tema tem uma alusão ao farol, um dos símbolos de Aveiro, por isso “já não seguimos apenas a luz – deixamo-nos guiar por ela, como quem encontra no farol o rumo certo em meio à incerteza”.
A Luz da Paz de Belém torna-se “mais do que um símbolo” porque “é uma presença que orienta, inspira e dá direção, mesmo quando o caminho é difícil”.
“Tal como o farol que ilumina sem sair do seu lugar, esta luz lembra-nos que a verdadeira orientação vem de dentro e é partilhada com o mundo”, acrescenta o comunicado.
Nos últimos anos, esta iniciativa tem encontrado um lugar cada vez “mais significativo na vida” das comunidades, sobretudo entre “os mais jovens, que nela descobrem um modo concreto e belo de servir a paz e de testemunhar a alegria do Evangelho através do gesto da partilha”.
Esta cerimónia terá será “ainda mais rica” pois o COPIC foi convidado a estar presente e tudo indica que as igrejas do COPIC estarão representadas.
Embora esta celebração seja organizada no âmbito da Igreja Católica, a mensagem que a Luz da Paz de Belém recorda “é profundamente cristã e universal: Cristo é a luz que ilumina todo o mundo (Jo 1,9)”.
A cerimónia nacional da partilha da “Luz da Paz de Belém” 2025 vai ter lugar na Região de Aveiro, no dia 14 de dezembro, às 16h00 no espaço Aveiro Parquexpo; a celebração eucarística é presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
O CNE informa que a cidade de Aveiro receberá um jogo aberto a escuteiros de todas as idades, durante a manhã deste domingo, com início às 10h00 e check-in a partir das 09h00.
LFS/CB
Notícia atualizada às 15h58, de 13 de dezembro

