
Catequese: Diocese do Algarve promove formação para catequistas sobre novos recursos

Faro, 01 abr 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve promove uma formação sobre os novos recursos do itinerário para a catequese em Portugal, para os catequistas, nas suas três regiões pastorais, entre hoje e quinta-feira, de 1 a 3 de abril.
“Dado o momento de transição em que nos encontramos, reveste-se de fundamental importância a participação do maior número possível em cada um destes encontros, de modo a melhor conhecer e acompanhar este momento importante para a catequese entre nós”, explica o Setor Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência do Algarve (SDCIA), que promove a formação, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
Os encontros de apresentação e formação são sobre a coleção ‘Emaús’, dos novos recursos do novo itinerário catequético em Portugal, destinam-se a todos os catequistas, aos párocos e diáconos, e vão ser orientados pelo padre Rui Alberto, da Salesianos Editora.
As sessões, entre hoje e quinta-feira, de 1 a 3 de abril, vão ser realizadas nas três regiões pastorais da Diocese do Algarve, das 21h00 às 22h15.
O SDCIA informa que esta terça-feira (1 de abril) a sessão destina-se à região pastoral do barlavento, e decorre no Centro Pastoral de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão; no dia seguinte, 2 de abril, a região pastoral do centro reúne-se no Centro Pastoral Beato Vicente, e, na quinta-feira, dia 3 deste mês, o salão paroquial de Olhão acolhe os catequistas da região pastoral do sotavento, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
O novo ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias’, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 2022, pretende formar os catequisandos para além da celebração de um sacramento, de um diploma e de um percurso semelhante ao escolar definido por anos.
O novo itinerário de inspiração catecumenal proposto pelos bispos portugueses tem quatro tempos diferentes: ‘o Despertar da Fé, a Iniciação à Vida Cristã, o Aprofundamento Mistagógico e o Discipulado Missionário’; os bispos portugueses, através da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, receberam materiais catequéticos da coleção que tem como nome global ‘Emaús’.
Os materiais físicos e online para o ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã’ têm estado a ser desenvolvidos por um grupo alargado, do Departamento da Catequese do SNEC em colaboração com os Salesianos Editora, da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana – Salesianos de Dom Bosco.
CB