
Cáritas: Peditório nacional público decorre até domingo
Bispos destacam papel da instituição na resposta a «situações de desigualdade e aflição»
Lisboa, 09 mar 2023 (Ecclesia) – O peditório nacional da Cáritas está a decorrer até domingo, com a ajuda de voluntários e colaboradores da instituição, apelando ao contributo de todos os portugueses.
A Semana Cáritas 2023 (05 a 12 de março) tem como mote o ‘Amor que transforma’, e na rua ou em formato online, “todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social”, refere uma nota da Cáritas Portuguesa enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa junta toda a rede Cáritas em Portugal, dando visibilidade à ação da organização católica no apoio direto a todas as pessoas que precisam de ajuda.
Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social e atividades de animação pastoral.
Na sua mensagem para esta semana, D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, sustenta que a Cáritas “faz parte da essência e missão da Igreja”.
“Junto das pessoas que necessitam de apoio, portugueses ou migrantes de outras nacionalidades, a Igreja deve ser o rosto materno de Deus. É isso que é chamada a ser por fidelidade ao Espírito e à sua missão”, assinala o bispo de Santarém.
Agradeço a todos os que assumem esta dimensão essencial da Igreja na rede Cáritas: voluntários e colaboradores que nos ajudam a estarmos ‘lá’ onde é preciso: sois o rosto da Cáritas enquanto organização eclesial ao serviço da pessoa humana, especialmente as situações de desigualdade e aflição que tornam mais urgente a nossa intervenção. Saliento a vantagem da cooperação em rede para nos ajudarmos a amar mais, servindo melhor”.
Anualmente, a Cáritas apoia cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país.
No atual contexto, o desemprego, baixos rendimentos e reformas insuficientes são as principais causas que levam a solicitar apoio à rede Cáritas.
As despesas relacionadas com a habitação (rendas, eletricidade, água e gás) e despesas relacionadas com a saúde são os motivos de maior fragilidade das famílias em Portugal.
LFS/OC
Para apoiar o trabalho da rede nacional Cáritas: Doação online – www.caritas.pt/snc Transferência bancária – PT50 0036 0324 99100009236 53 Multibanco – entidade: 33333 referencia: 333 333 333 |