Bragança: Processo de escuta sinodal na diocese encerra no último dia de maio
Bragança, 16 Mai 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda que se encontra em sede vacante continua em processo de escuta sinodal e o prazo de entrega das conclusões dos quatro arciprestados termina no último dia de maio.
Depois da saída de D. José Cordeiro para a Arquidiocese de Braga houve um “normal abrandamento” nas respostas, todavia, o secretariado “já recebeu um número considerável de contributos que lhe permite consolidar uma boa amostra do território”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Nesta fase do processo e estando a diocese a viver um “período pastoral distinto”, os responsáveis entenderam “não fazer qualquer leitura prévia, de forma pública, sobre os dados da Diocese de Bragança-Miranda.
“Os mesmos serão comunicados à Conferência Episcopal Portuguesa dentro do prazo previsto”, realça a nota.
O processo de escuta sinodal na Diocese de Bragança-Miranda arrancou a 17 de outubro de 2021, na Catedral, em Bragança, e na altura, D. José Cordeiro pediu entusiasmo a todos os intervenientes, salientando que “o estilo sinodal é um caminho com Deus e com a humanidade para viver uma experiência humilde e desinteressada na lógica do serviço”
LFS