Bragança-Miranda: Diocese celebra bodas de ouro sacerdotais do vigário-geral Adelino Paes
Santarém, 05 fev 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai celebrar, no dia 9 de fevereiro, o 50º aniversário da ordenação presbiteral do monsenhor Adelino Fernando Paes, vigário-geral diocesano.
“A Diocese vai comemorar a data, na Catedral, com um conjunto de iniciativas para as quais convida todos os fiéis, clero e agentes pastorais”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O programa inclui um momento evocativo às 16h30, seguido de uma Eucaristia, às 18h00, presidida pelo bispo D. Nuno Almeida; após a celebração, às 19h, é servido um porto de honra, na cripta.
Natural de Picote (Mirando do Douro), monsenhor Adelino Paes, de 78 anos, frequentou os Seminários de Vinhais, Bragança, Conciliar de Braga, e Olivais (Lisboa), formou-se em Teologia Sistemática pela Universidade Católica Portuguesa, e em Teologia Pastoral pelo Instituto Superior de Pastoral, em Madrid.
Em 1975, é ordenado presbítero, por D. Manuel de Jesus Pereira, tendo sido docente e pároco em Bragança (Santos Mártires, Santo Condestável, vicariato de S. Tiago, Castro de Avelãs, Formil, Castanheira e Gostei).
Além disso, o cónego do Cabido da Catedral constitui em 2011, com o tio, cónego Aníbal Folgado, a Fundação Betânia – Centro de Apostólico de Acolhimento e Formação, da qual é presidente.
“Em 2015 foi nomeado capelão do Papa Francisco tendo-lhe sido atribuído o título de Monsenhor”, indica a diocese.
O monsenhor Adelino Fernando Paes exerceu vários cargos pastorais na diocese e desempenhou o cargo de administrador, entre fevereiro de 2022 e junho de 2023.
Atualmente, é vigário-geral e presidente do Instituto diocesano do clero.
LJ