Bragança-Miranda: Capuchinhos vão percorrer as paróquias da diocese, no «Tempo da Criação»

Vimioso, 23 ago 2025 (Ecclesia) – Os frades Capuchinhos da FIPA – Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado – vão percorrer as 321 paróquias da Diocese de Bragança-Miranda, numa autocaravana, na iniciativa ‘Caravana de Esperança’, no ‘Tempo da Criação’ 2025, durante três semanas, em setembro.

“Esta iniciativa surge, antes de mais, da obrigação que nós sentimos, como consagrados, em enriquecer a igreja local com aquilo que é específico do nosso carisma. E o cuidado da Criação é, sem dúvida, algo que nos é muito querido”, disse o responsável pela FIPA, à Agência ECCLESIA.

“Depois, porque nos pareceu oportuno aproveitar o Tempo da Criação para celebrar de modo mais intenso o 10º aniversário da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, unindo estas celebrações à celebração do grande Jubileu da Igreja, que tem como lema ‘Peregrinos de Esperança’, acrescentou frei Hermano Filipe.

A Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado, dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal, é constituída pelos freis Hermano Filipe, John Naheten, e Hermenegildo Sarmento, que vão percorrer as 321 paróquias, das 18 unidades pastorais, da Diocese de Bragança-Miranda, numa ‘Caravana de Esperança’, pelo ‘Tempo da Criação’ 2025.

Esta viagem vai começar “com apenas três pessoas”, numa autocaravana, mas, à medida que for avançando, e se forem “cruzando e rezando com os habitantes das cidades e aldeias, certamente centenas e centenas de pessoas se irão juntar espiritualmente”.

“Queremos que seja uma peregrinação de gente para quem «o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor» (LS 12)”, acrescentou o frei Hermano Filipe.

Entre 9 e 30 de setembro, a ‘caravana’ dos Capuchinhos da FIPA tem ainda previstas paragens em algumas escolas, lares de idosos e instituições públicas.

Neste Ano Santo 2025, os três frades franciscanos vão levar “Esperança” às comunidades, como mensagem principal; o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, tem procurado pôr a diocese a “Caminhar unida na Esperança”.

A Diocese de Bragança-Miranda é a quarta diocese mais extensa de Portugal, os frades têm também o objetivo de entregar exemplares do ‘Cântico das Criaturas’ e da mensagem do Papa Leão XIV para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação (1 setembro), para além de “rezar com os principais agentes da pastoral de cada comunidade a oração do Jubileu”.

Desde 12 de novembro de 2023, a Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA), da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, é uma presença na Paróquia de Argozelo, no concelho de Vimioso, da Diocese de Bragança-Miranda, até meados de 2026.

CB/OC

«Tempo da Criação»: Três frades Capuchinhos e uma autocaravana em viagem pelas 321 paróquias da Diocese de Bragança-Miranda

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top