Braga: Semana Santa alia fé, cultura e dinamização local
Braga, 16 fev 2023 (Ecclesia) – A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga apresentam “programa de excelência” que alia fé, cultura e dinamização local e as atividades começam no dia 22 de fevereiro, às 17h30, com a missa e imposição das cinzas na sé daquela cidade.
No mesmo dia e também na Sé de Braga há a abertura do lausperene quaresmal e no Museu Pio XII tem início a exposição «Salvos pelo Amor», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Semana Santa vive-se entre os dias 02 e 09 de abril, mas o programa “vasto e de excelência” começa antes, nesta que é uma preparação para a Ressurreição do Senhor.
Às expressões de fé, que incluem as seculares procissões, junta-se todo um programa cultural e de dinamização local que pretende envolver toda uma cidade.
Do programa, “só possível graças ao contributo e empenho” de instituições, parceiros e muitas pessoas, destacou o “grande concerto” agendado para a terça-feira santa, na Sé, pela Orquestra e Coro do Distrito de Braga com a Paixão Segundo São Lucas, do compositor bracarense Joaquim dos Santos.
Este ano, a comissão decidiu acrescentar o contributo em três áreas: participação das gerações jovens, iniciativas de inclusão social e expressões contemporâneas de arte. Dirigido às gerações mais jovens, o cónego Avelino Amorim deu nota da realização do segundo concurso escolar «A Semana Santa de Braga», dirigido às escolas do Ensino Básico, bem como a participação dos colégios na procissão da Sexta-feira Santa e a animação de rua levada a cabo pela Associação Project’Art.
O Projecto Homem irá ainda organizar oficinas de circo abertas à comunidade e o espetáculo “CoolEaster”.
Para além disso vão ser desenvolvidas oficinas artísticas sobre o património imaterial da Semana Santa de Braga.
LFS