
Braga: Paróquias de Guimarães lançam projeto «Accendite»
Braga, 08 abr 2025 (Ecclesia) – As paróquias que integram a Zona Pastoral da Cidade do Arciprestado de Guimarães-Vizela, com a colaboração da Aliança de Santa Maria, propõem um projeto de formação cristã, que se destina sobretudo a pessoas com dúvidas, crentes e não crentes, maiores de 18 anos.
O projeto de formação assume o título de um rito da Vigília Pascal da liturgia própria da Catedral da Sé de Braga, «Accendite», que expressa o ritual de se reacender simbolicamente o círio pascal por três vezes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Esta secular simbologia litúrgica traduzia “o dinamismo próprio da fé: uma certeza que muitas vezes se enfraquece e se apaga diante das circunstâncias da vida, sendo necessário ser acesa de novo”.
Por esta razão, o percurso visa tocar as questões fundamentais não só da fé, mas também da própria existência humana.
Os encontros realizam-se mensalmente, no segundo sábado de cada mês (15h30-17h00), no espaço CAVIM, junto à Universidade do Minho em Guimarães.
O primeiro encontro está previsto para o próximo dia 10 de maio e as inscrições podem ser feitas nas paróquias, presencialmente, ou via on-line (pulsar.paroquias.guimaraes@gmail.com).
LFS