Braga: Igreja do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo acolhe concerto-conferência, combinando «música, reflexão e património espiritual»

Braga, 05 fev 2026 (Ecclesia) – A igreja do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, na Arquidiocese de Braga, vai receber, no próximo sábado, o concerto-conferência “Erguendo os olhos e vendo – A palavra e a música no habitat litúrgico”.
Trata-se do primeiro concerto do Festival Internacional de Órgão de Braga (FIOB), marcado para as 21h30.
“Este encontro propõe um diálogo entre música, reflexão e património espiritual, tendo como ponto de partida a apresentação dos livros Teorbas dos Tempos e Teorbas Brancas, da autoria do padre Joaquim Félix”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
A sessão conta ainda com a apresentação e música de Alfredo Teixeira interpretada pelo Ensemble São Tomás de Aquino, cuja intervenção sonora aprofunda os temas abordados na obra.
“Entre palavra e som, o concerto-conferência convida o público a uma experiência imersiva, onde o órgão, a música sacra e o pensamento contemporâneo se cruzam, evidenciando a dimensão cultural, estética e espiritual da criação artística no contexto litúrgico”, descreve José Miguel Silva, que acompanha o professor André Bandeira, diretor artístico do FIOB.
Segundo explica, esta iniciativa, integrada na rubrica “Órgão em Movimento”, “reafirma o Festival Internacional de Órgão de Braga como um espaço privilegiado de encontro entre tradição e contemporaneidade, promovendo a reflexão, a inovação e o diálogo com diversas expressões artísticas”.
LJ/OC

