Braga: «Garfe – Aldeia dos Presépios» abre no dia 15 de dezembro
Braga, 18 nov 2024 (Ecclesia) – A 23ª edição de «Garfe – Aldeia dos Presépios» abre, oficialmente, no dia 15 de dezembro com cerca de duas dezenas de presépios distribuídos pelos vários lugares desta freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso, Arquidiocese de Braga.
O encerramento será no dia 07 de janeiro de 2025, um dia depois da festa de Reis. As datas foram estabelecidas numa reunião na paróquia, orientada pelo pároco de Garfe, o padre Luís Manuel Peixoto Fernandes.
Os organizadores decidiram ainda, por unanimidade, que o padrinho desta edição é o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.
Nesta edição de 2024 haverá, além das representações e celebrações alusivas ao nascimento de Jesus, uma Feira de Natal, junto à igreja paroquial, em todos os domingos do evento.
“Teremos também fanfarras, tunas, fadistas, presépios ao vivo e outras iniciativas”, adianta o pároco de Garfe.
Durante a quadra, os garfenses, além da construção de presépios, são desafiados também a ornamentarem e a iluminarem as suas casas.
Este evento natalício iniciou em 2002 e ao longo destas 22 edições tem havido a preocupação na paróquia de Garfe de “fazer sempre mais e melhor”.
“Já nenhum garfense consegue passar um Natal sem a realização desta iniciativa”, nota o padre Luís Manuel Peixoto Fernandes.
Durante o evento, além das visitas aos presépios, os visitantes poderão apreciar perto de 4 mil presépios de diversos tamanhos, materiais e de diferentes partes do mundo que estão em exposição no Museu do Presépio de Garfe.
Organizada pela paróquia, “Garfe – Aldeia dos Presépios” conta com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
LFS