Braga: Arquidiocese promove segunda Assembleia Sinodal

«É importante que todos nos sintamos a participar, para uma Igreja diferente» – D. José Cordeiro

Braga, 08 set 2023 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga convida “toda a comunidade” para “participar e contribuir” no caminho sinodal que a Igreja está a realizar, na segunda Assembleia Sinodal, dia 16 de setembro, a partir das 09h30, no Auditório do Espaço Vita.

“Aqui, na Arquidiocese de Braga, queremos prosseguir com o caminho sinodal. Queremos juntos ser esta Igreja sinodal, samaritana, este ano sublinhando que, onde há amor, aí habita Deus”, assinalou o arcebispo de Braga, recorda a Equipa Sinodal da Arquidiocese.

D. José Cordeiro, no vídeo publicado online, propondo uma “atitude diferente, que congregue todos”, convida a comunidade arquidiocesana a visitar o sítio online Sínodo em Bragae a participar na II Assembleia Sinodal, no dia 16 de setembro.

O arcebispo de Braga precisou que “Sínodo significa caminhar juntos e caminhar juntos com Jesus Cristo”: “É importante que todos nos sintamos a participar, para uma Igreja diferente”.

A II Assembleia Sinodal em Braga, que foi convocada em abril, durante a Missa Crismal da manhã de Quinta-feira Santa, na Sé, é para “todos os que queiram participar” e vai ter uma saudação de D. José Cordeiro, um momento de reflexão, conduzido pelo padre Sérgio Leal da Diocese do Porto, com o tema ‘Fazer Sinodalidade’, para além de “partilhas e momentos de escuta”.

A Equipa Sinodal da Arquidiocese de Braga informa que para ajudar a preparar a comunidade para esse momento, encontra-se disponível o documento ‘Fazer Sinodalidade. Uma missão de todos, de sempre e para sempre’, que serviu de base para a preparação da II Assembleia Sinodal, e agradece “a partilha das diferentes reflexões” que foram enviadas para a assembleia, na informação publicada, esta quinta-feira, no sítio online da arquidiocese.

O Vaticano apresentou o ‘Instrumentum Laboris’ (IL), documento de trabalho para a primeira sessão da XVI assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, no dia 20 de junho, apelando à criação de comunidades inclusivas, onde “todos se sintam bem-vindos”.

“O chamamento radical é para construirmos juntos, sinodalmente, uma Igreja atraente e concreta: uma Igreja em saída, na qual todos se sintam bem-vindos”, indica o novo texto, que encerra a primeira fase do processo sinodal, lançado pelo Papa Francisco em 2021.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

Na sequência de uma inédita consulta global às comunidades católicas, lançada pelo Papa em outubro de 2021, sete assembleias continentais aconteceram entre fevereiro e março deste ano, com a seguinte divisão: África e Madagáscar (SECAM), América Latina e Caraíbas (CELAM), América do Norte (EUA/Canadá), Ásia (FABC), Europa (CCEE), Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais) e Oceânia (FCBCO).

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

OC/CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Scroll to Top