
Braga: Arquidiocese celebra aniversário da dedicação da igreja Catedral
Braga, 26 de ago 2023 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga vai celebrar o aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, no dia 28 de agosto, segunda-feira, com oração de vésperas e Eucaristia presididas pelo arcebispo D. José Cordeiro, a partir das 17h30.
“Todos [TODOS] (como diria o Papa Francisco) estão particularmente convidados a participar nesta celebração que, de forma eloquente, diz a unidade de todo o povo de Deus que está na Arquidiocese de Braga”, escreve o Cabido da Sé de Braga, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O cabido bracarense informa que a Sé Catedral é o edifício erigido como “sinal da Igreja universal que se realiza em Igreja local”, povo estruturado e reunido em torno do sucessor dos apóstolos.
“A vida consagrada é um elemento fundamental do testemunho eclesial e da sua visibilidade mesmo que, muitas vezes, escondido como o fermento no meio da massa”, acrescenta.
A Catedral de Braga começou a ser construída nos finais do século XI, com o objetivo de que “todos aqueles que acreditam em Deus viessem participar nas celebrações, ou então, recolher-se nas suas orações particulares”, e, no dia 28 de agosto de 1089, o altar-mor da Sé foi solenemente sagrado e dedicado à Virgem Maria.
A catedral apresenta vários percursos de visita, ao seu interior, e ao Tesouro-Museu da Sé de Braga e às capelas e coro alto que inclui as capelas dos Reis, de São Geraldo, da Glória, Coro Alto e Órgãos da Catedral.
O Cabido da Sé de Braga, na Catedral tem funções litúrgicas, zela pela sua conservação e património, e promove iniciativas que visam a evangelização da cultura e pela cultura; foi criado pelo bispo D. Pedro, em 1071, é uma corporação de sacerdotes que exerce, no âmbito da Arquidiocese de Braga, serviços eclesiais que são atribuídos pelo Código de Direito Canónico, é por natureza jurídica, um órgão consultivo.
CB