
Beja: CNIS organiza mesa-redonda dedicada à «Multidimensionalidade do envelhecimento»
Porto, 17 out 2025 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) organiza, no dia 23 de outubro, em Beja, uma mesa-redonda dedicada ao tema “Multidimensionalidade do envelhecimento: das necessidades das pessoas mais velhas à configuração das respostas sociais”.
“Sendo o distrito de Beja um território crescentemente desertificado e envelhecido, o objetivo da iniciativa da CNIS passa por dinamizar a reflexão sobre as necessidades atuais e futuras das pessoas mais velhas, considerando as suas capacidades, multiplicidade das suas vivências, bem como a forma como a sociedade se organiza e mobiliza para lhes responder”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
O encontro realiza-se no Clube UNESCO, no âmbito da XVIII Festa da Solidariedade.
A CNIS informa que a iniciativa “como principais destinatários os dirigentes e equipas técnicas das IPSS, investigadores, docentes e estudantes, sendo a participação gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória e limitada à capacidade da sala”.
Entre os presentes vai estar a secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.
O programa inicia-se com uma sessão de abertura, pelas 15h, com Conceição Casanova, presidente da direção da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Beja; e Paulo Arsénia, presidente da Câmara Municipal de Beja.
Para as 15h30 está marcada uma mesa-redonda, em que participam António Leuschner, médico psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, Helena Recto, consultora no Sector Social e Solidário, Maria João Quintela, vogal da Direção da CNIS e presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, e um representante do Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
O momento vai ser moderado por Filomena Bordalo, assessora da direção da CNIS.
Depois de um debate (17h), segue-se a sessão de encerramento, com Lino MAIA, presidente da direção da CNIS, e Clara Marques Mendes, secretária de Estado da Ação Social e Inclusão.
A iniciativa encerra com um momento cultural, marcado para as 18h30.
LJ