
Aveiro: Primeira profissão religiosa de sete irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Aveiro, 04 ago 2024 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro vai presidir à primeira profissão de sete irmãs noviças da Congregação das Dominicanas de Santa Catarina de Sena, no dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, às 12h00, na Sé.
O bispo D. António Moiteiro preside à primeira profissão religiosa de sete noviças das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, na Eucaristia das 12h00, na Sé de Aveiro, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção da Virgem Maria.
Na Diocese de Aveiro, as Irmãs Dominicanas estão presentes na Casa de Santa Joana Princesa, no Bairro de Santiago, onde têm as ‘irmãs idosas’ e o noviciado internacional
As Dominicanas de Santa Catarina de Sena formam uma Congregação Religiosa apostólica, feminina, fundada em Lisboa (Portugal), em 1868, no século XIX, por Teresa de Saldanha (1837-1916), a partir do carisma expresso no imperativo ‘Fazer o bem sempre’; incorporada na Ordem Dominicana, têm como protetora e modelo no seguimento de Jesus, Santa Catarina de Sena.
A congregação religiosa feminina assinala que a venerável Madre Teresa de Saldanha foi “a primeira mulher fundadora, em Portugal”, após a extinção das Ordens Religiosas em 1834, o fundamento da consagração destas irmãs “concretiza-se na vida fraterna em Comunidade, na oração, no estudo e na missão”.
A Diocese de Aveiro informa que a celebração da Primeira Profissão de noviças das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena vai ser transmitida em direto na sua página na internet (www.diocese-aveiro.pt), e no canal diocesano no Youtube.
CB