Aveiro: Oração pela unidade dos cristãos realiza-se na Igreja Metodista
Aveiro, 13 jan 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai partilhar diariamente a proposta de oração da Semana pela Unidade dos Cristãos 2026, de 18 a 25 de janeiro, e informa que a oração ecuménica realiza-se na Igreja Metodista.
O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, com o pastor metodista Eduardo Conde, vai participar na oração ecuménica, do oitavário pela Unidade dos Cristãos 2026, no 21 de janeiro, uma quinta-feira, a partir das 21h00, no templo da igreja Evangélica Metodista de Aveiro (Rua Engenheiro Oudinot, 62).
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada no hemisfério norte, entre 18 e 25 de janeiro, este ano com o tema ‘Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança – a da vossa vocação’, da carta de São Paulo aos Efésios (4:4).
A Diocese de Aveiro informa que vai partilhar diariamente “a proposta de oração deste oitavário”, nas suas páginas nas redes sociais (Facebook).
As orações e reflexões para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 foram preparadas pela Igreja Apostólica Arménia, com “irmãos e irmãs” das Igrejas Católica e Evangélica locais, na sua histórica sede espiritual e administrativa, a Santa Sé de Etchmiadzin, “durante os inspiradores dias da bênção do Muron (óleo sagrado) e da consagração da catedral”, a 28 e 29 de setembro de 2024.
Nos subsídios propostos para esta Semana pela Unidade dos Cristãos, e para o resto do ano, é proposto também um ‘culto ecuménico, intitulado ‘Luz da Luz para a Luz’, adaptado de uma das horas diárias de oração da Igreja Arménia.
Os materiais para o a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 podem ser descarregados no sítio online do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja Copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.
Portugal já preparou também o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que foi vivida com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22), em 1996, e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.
CB

