Aveiro: Núncio apostólico preside à festa de Santa Joana Princesa
Aveiro, 12mai 2024 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai presidir hoje às celebrações em honra da padroeira de Aveiro, da cidade e da diocese, informa a Irmandade de Santa Joana Princesa.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Irmandade de Santa Joana Princesa, que está a organizar a festividade da padroeira da cidade e da Diocese de Aveiro, informa que as celebrações começam com o compromisso de três “Cavaleiros” e quatro “Aias”, a investidura de dez Irmãos ‘tradicionais’ e três ‘Irmãos de carreira’, a partir das 09h15, na igreja de Jesus – Museu de Aveiro.
Nesta celebração, acrescenta, também vão ser investidos como “Irmãos honorários” o arcebispo-Bispo de Aveiro D. João Evangelista de Lima Vidal, “a quem se deve o reacender do culto a Santa Joana Princesa em Aveiro, na época contemporânea”, e a comunidade das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena de Aveiro, as estas religiosas “deve-se o início do culto e o grande impulso ao processo de beatificação e canonização” de Santa Joana Princesa.
Segundo o programa festivo, a Missa na catedral de Aveiro, presidida pelo núncio apostólico em Portugal (embaixador da Santa Sé), D. Ivo Scapolo, começa às 10h00, e, após a celebração, rumam ao Túmulo de Santa Joana.
Às 16h00, tem início a procissão na cidade de Aveiro, os andores vão estar para “veneração dos fiéis” na igreja de Jesus (Museu de Aveiro) e não na Sé “devido às obras” de requalificação, assinala a Irmandade de Santa Joana Princesa.
A procissão parte da Sé e termina na igreja de Jesus, percorre oito ruas, cinco praças, o largo da Apresentação e a avenida de Santa Joana, na cidade de Aveiro, e, segundo a organização, neste trajeto “causará sempre a melhor impressão o primoroso adorno” dos andores de São Domingos, da padroeira e a exposição nas ruas das relíquias – madeixa de cabelo, correia e parte do hábito religioso – da beata Joana Princesa.
Joana de Portugal, também chamada Santa Joana Princesa, embora oficialmente apenas seja reconhecida pela Igreja Católica como beata, nasceu a 06 de fevereiro de 1452, em Lisboa, e faleceu a 12 de maio de 1490, em Aveiro.
Princesa da Casa de Avis, Joana, filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro.
A princesa Joana, que foi um dos 13 patronos da JMJ Lisboa 2023, foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, tendo festa a 12 de maio e o Papa Paulo VI, a 5 de janeiro de 1965, declarou-a especial protetora da cidade de Aveiro.
A Diocese de Aveiro está também a celebrar o Jubileu da Catedral pelos 600 anos do lançamento da primeira pedra da igreja (1423-2023) que hoje é a sua Sé – a igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos.
CB/OC
Aveiro: Evangelizar através da arte e com Santa Joana, no jubileu da catedral
Aveiro: Jubileu da catedral é «ponto de chegada e de partida» para novos rumos