Aveiro: Irmandade dos Santos Mártires de Marrocos realiza romaria em Travassô
Aveiro, 14 jan 2026 (Ecclesia) – A romaria que lembra o martírio dos protomártires franciscanos (Berardo, Pedro, Adjuto, Otão e Acúrsio) primeiros mártires da Ordem de São Francisco de Assis, volta a realizar-se, nos dias 16, 17 e 18 de janeiro em Travassô – Águeda (Diocese de Aveiro).
Este ano, os festejos associam-se às comemorações dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana, que tiveram início no passado sábado, dia 10 de janeiro, em Assis (Itália).
A preparação espiritual desta romaria começou no dia 9 de janeiro, com a tradicional novena em honra dos Santos Mártires de Marrocos e que acontecerá diariamente até ao dia 17 de janeiro.
No dia 16 de janeiro, pelas 21h00, os festejos começam com um painel de discussão/reflexão intitulado «Com São Francisco e os Mártires de Marrocos: uma explosão de vida”.
Este painel conta com a presença do frade franciscano (Hermínio Araújo) e um médico (Fábio Almeida) e será moderado pela jornalista Sónia Neves (diretora do jornal «Correio de Coimbra»).
Este evento vai decorrer na igreja de Travassô e procura refletir sobre a atualidade da mensagem de São Francisco de Assis e seus Mártires de Marrocos, surgindo no âmbito das comemorações do 8º centenário da morte de São Francisco de Assis.
Na sequência deste painel, haverá, ainda, um concerto com o grupo de canto coral «Etos Vocal Ensemble!»
No dia 17 de janeiro, a festa começa com a eucaristia às 19h00, celebrada na igreja de Travassô, presidida pelo padre Júlio Grangeia e concelebrada pelo padre franciscano – frei Hermínio Araújo.
Após a celebração da Eucaristia, cerca das 20h00, terá lugar a procissão noturna – a “Procissão dos Nús” – assim chamada porque, inicialmente, os peregrinos incorporavam a procissão amortalhados como forma de fazer penitência.
No dia 18 (domingo) será o principal dia da festa.
LFS

