Aveiro: Ílhavo recebe 1900 escuteiros em Acampamento Regional
Aveiro, 19 jul 2024 (Ecclesia) – A Colónia Agrícola de Ílhavo vai acolher 1900 escuteiros de todo o distrito de Aveiro, de 27 de julho a 2 de agosto, para o Acampamento Regional – ACAREG 2024.
“Com o lema ‘Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-te!’, crianças e jovens entre os 6 e os 23 anos são desafiados a experimentar novas experiências e a encontrar o seu papel no mundo, num ambiente de camaradagem e espírito de equipa”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A abertura oficial do Acampamento acontece no dia 28 de julho, às 17h00, com a realização de uma Eucaristia presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
A 20ª edição deste evento é organizada pela Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas, em colaboração com a Câmara Municipal de Ílhavo, e inclui “ações pelo território de Ílhavo, atividades em campo, oficinas temáticas, partilha de vivências, celebrações e momentos lúdicos e de convívio”.
O campo está dotado de vários ecopontos para uma recolha geral e seletiva dos resíduos gerados pelo acampamento.
Participam nesta edição 416 lobitos (6 aos 10 anos), 512 exploradores (11 aos 14 anos), 433 pioneiros (15 aos 17 anos), 183 caminheiros (18 aos 23 anos), 200 dirigentes em ação pedagógica e 130 dirigentes e auxiliares externos ao movimento, prestando apoio nos serviços.
“Será certamente uma semana intensa para todos e o resultado mais importante será que cada um dos participantes, nas suas especificidades individuais, leve para casa não um tesouro, mas uma arca com imensos tesouros para partilhar com muita gente ao longo da vida”, indica José Carlos Santos, chefe regional de Aveiro, na nota de imprensa.
OC
A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português celebrou o seu 70º aniversário no dia 20 de junho, e, ao longo deste ano celebrativo, marcar essa data “quer nos eventos, quer em ações específicas, trazendo para o presente memórias de factos e protagonistas que marcaram um tempo e honram”.
“Hoje, o escutismo em Aveiro é uma realidade incontornável com um papel na dinâmica social que marca gerações, e tudo se deve aos que naquele tempo tiveram a visão de trazer até nós este Movimento fundado por Lord Baden Powell. Honrar o passado, vivendo o presente de olhos postos no futuro, é esse o caminho”, desenvolve a Junta Regional de Aveiro. |
Notícia atualizada 26 de julho