
Aveiro: «EscutAMA» mobiliza escutismo católico e escoteiros do Município de Aveiro

Aveiro, 04 abr 2025 (Ecclesia) – Os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – escutismo católico – e da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) do concelho de Aveiro vão participar no ‘EscutAMA’, entre hoje e sábado, dias 4 e 5 de abril.
‘Somos SAL, És Caminho’, é o lema desta quinta edição do ‘EscutAMA’ (Escuteiros Acampanam no Município de Aveiro), que vai reunir 520 escuteiros e escoteiros do Município de Aveiro, informa o jornal ‘Correio do Vouga’, da Diocese de Aveiro, na mais recente edição.
O ‘EscutAMA’ é uma atividade da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em colaboração com os Agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas e dos Escoteiros de Portugal deste município.
Segundo o Município de Aveiro, esta ação conjunta é de “relevante importância”, pelo envolvimento de todos e pelo seu objetivo, com o principal enfoque na “formação cívica das crianças e jovens”.
“Na consciencialização de toda a comunidade para a adoção de comportamentos de proteção dos ecossistemas e do ambiente”, acrescenta a CMA, citada pelo jornal diocesano.
O escutismo católico informou, na página ‘Escuteiros Acampanam no Município de Aveiro’ na rede social Facebook, que esta atividade teve de ser adaptada para que conseguisse realizar, “devido às condições atmosféricas adversas previstas”, e vai terminar este sábado, quando estava previsto encerrar no domingo.
As atividades do ‘EscutAMA’ começam esta sexta-feira, dia 4 de abril, com um grupo de Caminheiros a pernoitar “nas imediações do Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro (CMIA), a concentração é as 19h30, no Rossio; no sábado, juntam-se às restantes seções durante a tarde, para a Eucaristia, jantar e a cerimónia de encerramento.
Os Pioneiros também têm a concentração hoje, às 19h45, no Forte da Barra, e vão ficar acantonados no RI10 – Regimento de Infantaria n.° 10 de São Jacinto; este sábado, as atividades vão decorrer nesse espaço, regressam a Aveiro para a Missa.
As seções dos Lobitos e dos Exploradores reúnem-se este sábado, dia 5 de abril, a concentração é às 08h30 na Escola Mário Sacramento; os Lobitos vão realizar as suas atividades na zona envolvente da escola, enquanto os Exploradores vão andar pela cidade de Aveiro.
O final das atividades desta edição do ‘EscutAMA’ está previsto para as 21h30 deste sábado, ao final da tarde, os 520 escuteiros e escoteiros reúnem para a Eucaristia, seguindo-se o jantar e a cerimónia de encerramento.
A Câmara Municipal de Aveiro apoia a realização desta atividade, através da atribuição financeira ao Corpo Nacional de Escutas no valor de 18.200 euros, informa o jornal ‘Correio do Vouga’, da Diocese de Aveiro.
Esta edição do ‘EscutAMA’ estava prevista realizar-se de 11 a 13 de outubro de 2024, mas foi adiada “devido às más condições climáticas”.
A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português celebrou o 70º aniversário, no dia 20 de junho de 2025.
CB