Aveiro: Diocese promove formação sobre «abusos sexuais: conhecer, prevenir, agir»
Aveiro, 11 out 2024 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Aveiro está a promover duas formações, sobre ‘abusos sexuais: conhecer, prevenir, agir’», nos dias 18 e 19 de outubro, no seminário diocesano.
A formação, no primeiro dia, destina-se aos padres e diáconos da Diocese de Aveiro, que vão ‘conhecer’ as dinâmicas da violência sexual, na perspetiva das vítimas e das pessoas agressoras.
No campo ‘prevenir’, são apresentados “códigos de conduta e recursos para a prevenção primária”, enquanto ‘agir’ relaciona-se sobre o “processo de sinalização”, acrescenta a informação enviada à Agência ECCLESIA.
A ação de formação para os padres e diáconos vai realizar-se entre as 10h00 e as 17h30, da próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, no Seminário de Santa Joana Princesa.
No dia seguinte, 19 de outubro (sábado), a Comissão para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Aveiro promove a formação sobre ‘abusos sexuais: conhecer, prevenir, agir’ para agentes de pastoral.
Neste sentido, são convidados os catequistas, os responsáveis do CNE – escutismo católico e dos grupos de acólitos, os animadores de pastoral juvenil e os membros de IPSS.
Os agentes de pastoral vão ‘conhecer’ as dinâmicas da violência sexual e saber como “agir face a uma suspeita ou revelação de violência sexual”, no encontro, que vai decorrer entre as 10h00 e as 13h00, também no auditório do Seminário diocesano de Aveiro.
A participação nas ações de formação é gratuita mas de inscrição obrigatória, informa a Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Aveiro.
Para além das comissões diocesanas, a Igreja Católica em Portugal tem um Grupo de Acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis, o Grupo Vita, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na Assembleia Plenária de abril de 2023.
Coordenado pela psicóloga Rute Agulhas, o Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, disponível no sítio online www.grupovita.pt, onde, por exemplo, está o Manual de Prevenção da Violência Sexual Contra Crianças e Adultos Vulneráveis no Contexto da Igreja Católica em Portugal.
CB