Aveiro: Diocese organiza retiro sobre a Eucaristia, para maior vivência do congresso nacional
D. António Moiteiro vai orientar o retiro para «todos os agentes de pastoral»
Aveiro, 16 mar 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro promove, entre hoje e amanhã, um retiro sobre a Eucaristia, na Casa Diocesana de Albergaria.
“Para todos os agentes de pastoral um retiro sobre a Eucaristia, integrado na caminha quaresmal que estamos a fazer em ordem à preparação do Congresso Eucarístico Nacional, a celebrar em Braga de 31 de maio e 3 de junho”, informa a Diocese de Aveiro.
O retiro vai ser orientado pelo bispo diocesano, D. António Moiteiro, e destina-se a “todos os agentes de pastoral”, como catequistas, ministros extraordinários da comunhão, membros das Confrarias do Santíssimo Sacramento, consagrados, entre outros, que devem fazer a inscrição para a Cúria Diocesana (telf. 234 377 140).
Num encontro no dia 20 de janeiro, o delegado diocesano de Aveiro ao Congresso Eucarístico Nacional 2024, o padre Victor Cardoso, apresentou às irmandades e grupos do Apostolado de Oração presentes na diocese “algumas informações úteis” para uma “maior vivência” desse congresso.
O V Congresso Eucarístico Nacional tem como tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)» e vai realizar-se em Braga, de 31 de maio a 2 de junho; a parte de simpósio vai decorrer nos dois primeiros dias no Altice Fórum.
No último dia, 2 de junho, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro onde decorrerá a Eucaristia de encerramento. O hino do V CEN tem por título ‘No pão partido que partilhamos’, com letra de Carlos Poças Falcão, natural de Guimarães, e música do maestro Eurico Carrapatoso. |
A Diocese de Aveiro reuniu a 20 de janeiro, as Irmandades e os grupos do Apostolado de Oração que “têm como objetivos o culto a Jesus Eucaristia”, numa das iniciativas diocesanas de preparação para o Congresso Eucarístico Nacional.
O Seminário Diocesano de Aveiro acolheu 72 membros das Irmandades de Fermentelos, Bustos, Oliveira do Bairro (Vila Verde e Cercal), Palhaça, Recardães, São salvador de Ílhavo, Branca, Ouca, Soza, Fermelã, Canelas, Vagos, Santo António de Vagos, Avanca, Gafanha da Nazaré e Eixo, e 18 elementos dos centros do Apostolado de Oração de Borralha, Oiã, Cacia, Pessegueiro do Vouga, Murtosa e Gafanha da Nazaré.
O sítio da diocese na internet, informou que o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, refletiu sobre os discípulos de Emaús, “reconheceram Jesus ao partir o pão”, no Evangelho de São Lucas (Lc 24, 13-35), o vigário-geral da diocese, o padre Manuel Rocha, procurou situar as Irmandades nos objetivos e nos fins para que foram criadas a partir da legislação diocesana, e a Teresa Miranda, da equipa diocesana do Apostolado da Oração, apresentou a vida deste movimento na diocese, que hoje está “muito reduzido como movimento de espiritualidade”.
CB
Notícia atualizada a 16 de março