
Aveiro: Diocese inaugura Exposição «Cravo Machado – Traços de Luz»

Aveiro, 15 out 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro convida para a inauguração da exposição ‘Cravo Machado – Traços de Luz’, que vai ser inaugurada no dia 22 de outubro, pelas 17h30, no Salão de São Domingos, junto à Catedral de Aveiro.
O bispo diocesano, D. António Moiteiro, a Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Aveiro, e a família do arquiteto Cravo Machado convidam para “a inauguração da exposição ‘Traços de Luz’”.
A nova exposição, ‘Traços de Luz’, vai mostrar algum do legado do arquiteto Cravo Machado que colaborou com a Diocese de Aveiro e integrou a sua Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja.
O setor dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro informa que, após a inauguração da exposição no dia 22 de outubro, pelas 17h30, no Salão de São Domingos, junto à Catedral de Aveiro, é celebrada a Eucaristia “pelo 1.o aniversário da sua partida”, às 19h00.
Manuel Cravo Machado (28/08/1950-22/10/2024) foi o arquiteto responsável pelo projeto arquitetónico da casa sacerdotal de Aveiro, no espaço envolvente do Seminário de Santa Joana Princesa, que foi anunciada pela primeira vez no dia 8 de dezembro de 2007, informava o então bispo D. António Francisco dos Santos, numa nota pastoral, em 2009.
A Diocese de Aveiro ao arquiteto Manuel Cravo Machado já devia “a conclusão da igreja e as obras de restauro do Seminário”, e o edifício do Centro Universitário Fé e Cultura.
A Comissão Diocesana dos Bens Culturais recordou, aquando o falecimento do arquiteto Manuel Cravo Machado, que “entre muitas outras atividades desenvolvidas, foi membro ativo” deste organismo da Igreja Católica em Aveiro, e “a sua marca” encontrava-se no altar e no ambão da igreja do Senhor das Barrocas, na Paróquia da Vera Cruz, nos espaços de apoio à Capela da Senhora das Febres, na renovação do espaço litúrgico da Capela de São Gonçalinho.
No Seminário diocesano de Santa Joana Princesa a deixou a “marca” do arquiteto Cravo Machado está também na reabilitação realizada pelos 50 anos da construção deste edifício, nos espaços dos dormitórios, na cozinha e na sala de jantar, na capela de Nossa Senhora do Rosário, e na Biblioteca Dom António Francisco dos Santos.
A igreja de Albergaria-a-Nova “também tem o seu risco”, e a renovação dos espaços adjacentes da igreja da Vera Cruz, o seu espaço museológico, a capela do Santíssimo, o Centro Paroquial e salas de apoio, e na casa paroquial.
A exposição ‘Cravo Machado – Traços de Luz’ vai poder ser visitada entre 22 de outubro e 25 de março de 2026, no Salão de São Domingos, junto à catedral de Aveiro.
CB